Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 17 de julho de 2013

No Dia de Proteção às Florestas, uma boa notícia em Pernambuco!



Pernambuco tem edital para apoiar Planos de Mata Atlântica 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – através do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) – realizará seleção de projetos para a elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Cerca de R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) serão destinados a projetos que contemplem a elaboração dos Planos em áreas florestais pertencentes ao bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, e que estejam localizadas nos municípios do litoral, mata norte, mata sul, agreste e sertão de Pernambuco.

Entre os objetivos da iniciativa estão:
  • melhorar a gestão ambiental para conservação da biodiversidade em Pernambuco;
  • promover o aumento de áreas protegidas do bioma e a conectividade entre elas por meio de estabelecimento de corredores ecológicos;
  • contribuir para o fortalecimento e sustentabilidade do Sistema Estadual de Unidades de Conservação;

  • atuar de maneira proativa na conservação e recuperação da Mata Atlântica.
Interessados devem enviar as propostas até 17 de outubro de 2013. Para saber detalhes e requisitos para inscrever projetos, acesse o edital.

  • Plano de Mata Atlântica, para quê?
O Plano Municipal de Mata Atlântica reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, floresta que se estende ao longo do litoral brasileiro, e que possui hoje apenas 7,9% da sua cobertura original. A produção e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município que apresenta remanescentes dessa floresta, conforme previsto em Lei (Lei nº 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica).

Mario Mantovani explica que o plano traz benefícios para a gestão ambiental e o planejamento da cidade. “Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas, por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental, fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida”, destaca.

Profissionais que apoiem a produção e implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica em seus municípios, interessados no tema e o público em geral já podem acessar os planos já produzidos por municípios brasileiros. 

Os documentos estão listados no site www.pmma.etc.br, no link Planos Municipais de Mata Atlântica elaborados.

Fonte: SOSMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...