Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estudo indica que absorção do CO2 pelas florestas seria menor com aumento das temperaturas



Um novo estudo, produzido pela NASA e CSIRO, avaliou episódios de transição de períodos mais frios para mais quentes na Terra para entender como as florestas estão se comportando no atual  processo de aquecimento global . 
“A ideia era juntar grandes bancos de dados que existem sobre as concentrações globais de CO2 na atmosfera, e uma série de produtos da NASA sobre temperatura e precipitação, e correlacionar essas variáveis para realmente entender o quanto as florestas tropicais estão influenciando nas mudanças de concentração atmosférica de CO2 ano a ano”, comentou Pep Canadell, co-autor do estudo, que foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A conclusão é que, de fato, teremos menos carbono sendo absorvido pelas florestas com temperaturas mais altas que as atuais.

O que vimos é que a temperatura sobre os trópicos está realmente controlando em larga escala os altos e baixos no CO2 global que vemos acontecendo anualmente devido à variabilidade climática”, comentou Canadell.

Ele explica que estas pequenas anomalias logo desaparecem, revelando o quanto o sistema terrestre é resiliente, porém questiona sobre o que acontecerá quando estas perturbações foram mais consistentes.

“A resposta é que provavelmente veremos um tipo similar de resposta que temos ano a ano, que é um grande declínio na capacidade das florestas tropicais de remover o CO2 atmosférico”, alerta. (Fernanda B. Muller)   

Fonte: Instituto CarbonoBrasil- 01/08

Aonde iremos parar?
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...