Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FAO lança novo guia de capacitação sobre gênero e mudanças climáticas

Documento descreve os métodos para realizar investigações com perspectiva de gênero sobre os impactos das mudanças climáticas


                                         






Um novo guia de capacitação sobre gênero e mudanças climáticas oferece os recursos e ferramentas necessárias para realizar investigações com perspectivas de gênero sobre os impactos das mudanças climáticas.

O guia explica como utilizar diversas ferramentas de investigação participativa para que os agricultores e agricultoras possam cumprir seu papel na geração de uma agricultura climaticamente inteligente e produtiva.

Soledad Parada, consultora de gênero da FAO, explica que “é necessário realizar mais estudos para entender como homens e mulheres do campo estão se adaptando às mudanças climáticas para manter a segurança alimentar e nutricional”.

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – por meio de seu Programa de Mitigação das Mudanças Climáticas na Agricultura (MICCA) - e o Grupo Consultivo para a Investigação Agrícola Internacional (CGIAR, da sigla em inglês) – através de seu Programa de Investigação sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar (CCAFS) - com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais clara dos conceitos relacionados com as mudanças climáticas e o gênero, o guia permite também que os usuários abordem a investigação sobre a adaptação à mudanças climáticas, os riscos que apresentam e sua mitigação.

Ao utilizar o guia, as comunidades agrícolas, família e indivíduos que enfrentam as mudanças climáticas possam reunir, trocar e analisar informações com perspectiva de gênero. A publicação também oferece orientação sobre as diferentes formas de apresentar os resultados da investigação para que possam ser analisados adequadamente.

Melhor informação para melhores políticas
O uso do guia assegurará que a informação essencial sobre gênero e mudanças climáticas seja reconhecida, permitindo aos investigadores e agentes do desenvolvimento formular políticas e programas com perspectiva de gênero apropriadas ao desenvolvimento rural.

“São necessárias metodologias e enfoques para a investigação e plajenamento do desenvolvimento em matéria de gênero e mudanças climáticas, para enfrentar o desafio duplo de alimentar uma população em crescimento por meio de uma agricultura climaticamente inteligente e com perspectiva de gênero”, explicou Parada.

O guia de capacitação está disponível em espanhol, inglês e francês e inclui informação sobre igualdade de acesso a recursos e poder para a segurança alimentar frente ás mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...