Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Grupo Boticário na Reserva Natural Serra do Tombador


No dia 11/09, Dia Nacional do Cerrado, a Fundação Grupo Boticário apresenta o trabalho desenvolvido na unidade para a preservação do bioma.

Considerado o segundo maior bioma do Brasil, ocupando aproximadamente 22% do território nacional, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado também é um dos maiores hotspots mundiais de diversidade, além da savana mais rica do mundo. Abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas – como o pequi (Caryocar brasiliense), buriti (Mauritia flexuosa) e a mangaba (Hancornia speciosa) – nele, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). Para se ter uma ideia, o Cerrado abriga cerca de 5% da biodiversidade do planeta.

Embora de extrema importância para a biodiversidade de todo o mundo, o bioma é o segundo mais ameaçada do país, ficando atrás apenas da Mata Atlântica.

Visando a contribuir para a sua conservação, nós, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, adquirimos, em 2007 a Reserva Natural Serra do Tombador. A unidade, reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em 2009, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, integra atualmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Situada no município de Cavalcante, nordeste de Goiás, a Reserva está em uma região de extrema prioridade para a conservação do Cerrado. Localizada na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, a cerca de 20km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ela protege formações semelhantes às encontradas na extinta Serra da Mesa.

Com base em levantamentos realizados até o momento, foram catalogadas mais de 435 espécies vegetais vasculares, 30 espécies de mamíferos, 228 espécies de aves, 56 espécies de répteis e anfíbios protegidos em seus limites.

A Reserva é administrada como Parque Nacional e tem como objetivos proteger a amostra do Cerrado onde está localizada e incentivar atividades de pesquisa.

Para conhecer mais, acesse: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br.

Acompanhe as atualizações por meio das Redes Sociais:

Tumblr: http://diretodareserva.tumblr.com
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaogrupoboticario
Twitter: @fund_boticario
Youtube: http://www.youtube.com/user/fundacaoboticario
Flickr: http://www.flickr.com/photos/fundacaoboticario/

Instagram: @fundacaogrupoboticario

Fonte: Polvora! Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...