Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Porto Alegre é a primeira wikicidade brasileira



Em tempos de mobilização social via internet e de multiplicação de ferramentas colaborativas, surge a wikicidade: uma plataforma digital que encoraja a participação e a colaboração dos cidadãos em um ambiente aberto para a troca de sugestões, ideias e reivindicações.
A partir de indicadores de desafios e potencialidades da região, as wikicidades facilitam a interação e a realização de intervenções coletivas nos espaços públicos. É uma interação do espaço digital para o mundo real e vice-e-versa, com a possibilidade de unir cada vez mais as pessoas que podem mudar significativamente a realidade.
A primeira wikicidade brasileira é Porto Alegre (RS), que é chamada de Portoalegre.cc.
A plataforma foi criada como um projeto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em parceria com a Prefeitura, com conceito para representar e mostrar como funcionam os 82 bairros da cidade. Ela permite um crescimento contínuo de pessoas engajadas e inspira ações criativas na cidade.
O objetivo é reunir compartilhamento de dados e informações sobre serviços públicos e história local em um espaço de cocriação. Dessa forma, os cidadãos/usuários podem participar efetivamente e viver intensamente a cidade. No Portoalegre.cc, é possível navegar pelo mapa, marcar e apontar situações favoráveis ou desafiadoras para a cidade, como questões de acessibilidade, buracos na rua, falta de segurança, iluminação, locais de lazer, entre outros.

Ao visualizar todos os indicadores no site, o internauta pode produzir e compartilhar as informações em suas redes sociais, como Twitter, Facebook, YouTube e Vimeo. Entre os benefícios das wikicidades, estão: a organização de cidadãos e movimentos; possibilidades de prestação de serviços públicos; e interface para o atendimento ao cidadão. A metodologia prevê, ainda, a existência de um agente local que será o articulador responsável por coordenar sua implementação
Muito legal esse trabalho!! Quem venham mais wikicidades
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...