Dia 23 de abril foi o lançamento oficial do documentário “Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar”, que traz cenas reais do Projeto Onçafari, realizado no Pantanal Sul-mato-grossense. Espelhado em trabalhos semelhantes, desenvolvidos principalmente na África, o projeto busca incentivar o turismo de avistamento de animais, com foco na onça-pintada.
Patrocinado pela Tetra Pak® e produzido pela Wild Life Conservation Produções e pela Marca D’água, o filme deve ser transmitido em TV aberta ainda este ano e também tem o apoio das empresas Mitsubishi Motors, RSA, Bemis e Grupo Orinter.
Além de promover a proteção da biodiversidade, o projeto traz benefícios, renda e emprego para os moradores e a comunidade local. De acordo com Mario Haberfeld, coordenador e idealizador do Projeto Onçafari, há anos, as onças-pintadas são perseguidas e caçadas pelo falso prejuízo que causam as fazendas de animais domésticos. “Com a promoção e o crescimento do ecoturismo de avistamento na região, a comunidade percebe o valor de preservar a fauna”, afirma Mario.
O documentário exibe passo a passo das ações realizadas desde o início do projeto, em 2010. Além de diversas cenas de machos, fêmeas e filhotes, o filme apresenta os progressos no método de “habituação” da onça-pintada aos carros com turistas, que não consiste em domesticá-las, apenas fazer com que os animais sejam avistados no habitat natural. Atualmente o projeto conta com especialistas africanos para realização deste trabalho, que já conseguiu ambientar mais de 20 animais. No entanto, atuando em uma área de 53 mil hectares, o projeto ainda deve envolver outras onças.
Segundo Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak®, a empresa, tem atuado em programas de proteção à biodiversidade, ao mesmo tempo em que leva informação e conscientização à população. “Acreditamos que a combinação da cultura com a informação é uma maneira eficaz de comunicar a importância da preservação ambiental e de aproximar o assunto aos mais diversos públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirma Fernando.
Assista o trailer:
Assista o trailer:
Galeria do making off, acesse.
“Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar” foi realizado com patrocínio da Tetra Pak® e apoio institucional da ANCINE – Agência Nacional de Cinema.
Ficha técnica
Direção : Túlio Schargel
Produtoras: Wild Life Conservation Produções e Marca D’água
Sobre a Tetra Pak®
A Tetra Pak® é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak® acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete a visão da empresa de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.
Sobre o Projeto Onçafari

![]() |
Brindes dados no lançamento |
![]() |
Essa Onça pintada é minha! Amei! |
Obrigada a toda equipe pelo carinho!
Érica Sena