Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ambev Recicla comemora Dia Internacional da Reciclagem




Ambev Recicla comemora Dia Internacional da Reciclagem com ações de conscientização, inauguração de Ponto de Entrega Voluntária de resíduos e campanha para arrecadação de embalagens

Plataforma de reciclagem da Ambev chega a Salvador, Itapissuma e Porto Alegre
Pesquisa feita em cinco cidades indica que 63% da população separa o lixo para reciclagem
Itapissuma (PE) recebe Ponto de Entrega Voluntária de resíduos
Campanha em Salvador troca embalagens vazias por Guaraná Antarctica

São Paulo, maio de 2014 - Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem (17), o Ambev Recicla realiza projetos de educação ambiental em cinco cidades do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). 
A plataforma que reúne as ações de reciclagem da Ambev organizou pesquisa inédita para saber como os moradores destas cidades lidam com o descarte de embalagens. De acordo com os dados, 63% da população separa o lixo para que ele seja reciclado.

Pesquisa
As entrevistas realizadas em cinco cidades do país apontaram que 63% da população separa o lixo para ser reciclado, com destaque para São Paulo, onde esse índice sobe para 77%. Quando questionados como descartam os resíduos, 44% responderam por meio de coleta seletiva na rua; e 96% dos entrevistados afirmaram que separariam os resíduos para reciclagem se houvesse coleta em suas ruas.

As entrevistas foram feitas pelas cooperativas e ONGs parceiras do Ambev Recicla durante ação de conscientização dos moradores das regiões do projeto, nos dias 12 e 13 de maio.

Salvador (BA)
Na cidade baiana, o Ambev Recicla (AR), em parceria com a Braskem no Projeto ser+ Realizador, organiza nos dias 16, 17 e 18, no Parque da Cidade, a campanha Reciclagem Premiada. Com apoio da Secretaria Cidade Sustentável, a ação tem o intuito de promover a conscientização sobre a importância da separação de resíduos para possibilitar a reciclagem e preservar o meio ambiente. Durante os três dias a população pode trocar 15 embalagens plásticas (válido apenas para garrafas, frascos ou potes de plástico rígido de qualquer tamanho) por uma garrafa de Guaraná Antarctica de 2 litros. Além disso, as empresas presentearão a cidade com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos, caso a meta de arrecadar 15 mil embalagens seja atingida ao final da ação.

O Ambev Recicla chega em Salvador e Camaçari com o apoio a seis cooperativas: CAMAPET – Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental, CANORE – Cooperativa dos Agentes Ambientais da Nova República, RECICOOP – Cooperativa de Serviços, Reciclagem, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania, COOPERS - Cooperativa de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia, COOPMARC - Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari e Prestação de Serviços e COOPERLIN - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte.
Itapissuma (PE)
Na cidade pernambucana, o Ambev Recicla inaugura um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos que beneficiará a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Padre José Sevat com os resíduos coletados, que serão posteriormente reciclados. Por meio do AR a organização também recebe treinamentos de gestão para cooperados e doação de equipamentos.

"Estamos muito felizes por comemorar o Dia Internacional da Reciclagem com a expansão do Ambev Recicla. Chegamos a Salvador, Camaçari, Itapissuma e Porto Alegre apoiando novas cooperativas. A parceria com a Braskem é um sucesso e temos certeza que vamos alcançar a meta de 15 mil embalagens arrecadadas e traremos um PEV para Salvador. A inauguração do PEV em Itapissuma também é uma grande conquista. Queremos atingir o maior número de pessoas. É muito importante que todos saibam a importância da correta separação dos resíduos. Estamos fazendo a nossa parte, mas todos os agentes têm o seu papel para aumentar a reciclagem no país", comenta Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.

Outras cidades
O Ambev Recicla chega também a Porto Alegre por meio de parceria com o Projeto ser+ Realizador, da Braskem.

Ao longo desta semana, cidades com cooperativas apoiadas do Ambev Recicla – Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Itapissuma (PE) – terão ações de conscientização porta a porta, por meio das quais os cooperados vão explicar para a população como fazer separação de resíduos domésticos para possibilitar a reciclagem e tirar dúvidas sobre esse tema.

As fábricas da Ambev também comemoram o Dia Internacional da Reciclagem

Doze unidades da companhia em todo o país participaram, de 9 a 12 de maio, de uma gincana interna de arrecadação de garrafas Pet pelos colaboradores. No total, os funcionários conseguiram aproximadamente 30 mil garrafas, ou seja, mais de uma tonelada de material. Onze cooperativas foram beneficiadas e receberam a doação das embalagens. A unidade de Maués (AM) venceu o desafio e conseguiu mais de oito mil garrafas. A fábrica vai indicar uma cooperativa para receber melhorias, como doação de equipamentos, do Ambev Recicla.

Sobre o Ambev Recicla
Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. 

O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1992. 

Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: 
(1) educação ambiental, 
(2) apoio às cooperativas, 
(3) pontos de entrega voluntária de resíduos, 
(4) fomento ao movimento reciclagem e 
(5) embalagens sustentáveis.

 Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas modelo em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão, doação de equipamentos e melhorias de infraestrutura, estimula a atuação em rede com outras cooperativas e facilita o acesso à indústria recicladora, visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.



Fonte: Espalhe MSLGROUP

Conheça também o Programa AMBEV RECICLA

Muito legal essa inciativa da AMBEV! Parabéns e sucesso!

Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...