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sábado, 7 de junho de 2014

Ambev comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ações sustentáveis

Ambev comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento de meta de redução de CO2 em sua cadeia logística e mobilização interna para diminuir o consumo de água e energia
  •  Companhia se compromete a reduzir em 15% as emissões de carbono nas operações de logística até o final de 2017 e divulga as conquistas já obtidas na busca de suas outras sete metas ambientais;
  • Fábricas da Ambev em todo o país realizam projetos de educação ambiental e arrecadação de embalagens para celebrar a data
  •  Empresa inicia três novos projetos voltados à melhoria do cultivo de cevada;
A Ambev acredita que a construção de um mundo melhor passa por unir parceiros e trabalhar em rede para que o alcance e os benefícios de projetos socioambientais sejam cada vez maiores

Em linha com essa visão, a Ambev anunciou neste Dia Mundial do Meio Ambiente três grandes ações que envolvem importantes elos de sua cadeia produtiva e de seu compromisso com a preservação do meio ambiente: ao lado das transportadoras que compõem a frota da empresa, a Ambev assume o compromisso de reduzir a emissão de CO2 em 15% até 2017. Na Região Sul, a empresa engaja os produtores de cevada em três novos projetos que visam, entre outros objetivos, o estímulo de práticas conservacionistas do solo (plantio direto). E, por fim, faz grande mobilização interna em todas as unidades fabris para diminuir o consumo de água e energia.

Nova meta de redução de CO2
Em linha com o seu trabalho voltado à preservação ambiental, a Ambev aposta em projetos para diminuir a emissão de poluentes, tanto de suas fábricas quanto em sua cadeia logística. E, agora, esse compromisso tornou-se global. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Anheuser Busch InBev, maior grupo produtor de cerveja no mundo – do qual a Ambev faz parte – anuncia a meta de reduzir em 15% as emissões de carbono nas operações de logística, até o final de 2017.

Para alcançar esse objetivo, a Ambev já conta com algumas iniciativas e projetos pilotos relevantes. Recentemente, a empresa lançou, em parceria com a MAN Latin America, seu caminhão 100% movido a gás natural, um combustível alternativo muito menos poluente. O modelo foi desenvolvido pela MAN sob demanda da Ambev. O veículo representa uma redução de 20% na emissão de CO2. O modelo teste entrará em circulação em junho no Rio de Janeiro e dentro de um ano a tecnologia deverá ser levada para outros locais do país. O novo caminhão tem autonomia de cerca de 200 km. Paralelamente a este projeto, está em teste na companhia um novo equipamento antipoluente, o Eco Fuel que, instalado nos veículos, tem a proposta de reduzir em 15% a emissão de CO2.

Outra iniciativa exitosa desenvolvida pela Ambev é a Frota Compartilhada, um programa em parceria com outras empresas para otimizar as viagens dos caminhões que distribuem os produtos das companhias. Os veículos que retornariam às fábricas da Ambev vazios depois de abastecer os centros de distribuição passaram a fazer os trajetos de volta com cargas das empresas parceiras. Entre 2012 e 2013, a Ambev economizou 6,3 milhões de litros de óleo diesel e deixou de lançar na atmosfera 19.517 toneladas de CO2 graças a essa iniciativa. Atualmente, cerca de 2 mil viagens compartilhadas são realizadas por mês em quinze Estados do país.

Em paralelo, a Ambev também renova periodicamente os veículos que trabalham para a empresa com o objetivo de diminuir a emissão de CO2. O ritmo com o que a companhia faz isso é cinco vezes maior do que o praticado pelo mercado. Tanto que a idade média da frota da Ambev – uma das maiores do país – é hoje de 3,78 anos, contra de 20 anos da média brasileira (ANTT). Desde 2011, todos os novos veículos adquiridos pela a Ambev para substituir os antigos chegam às ruas com motor equipado com um sistema de redução de emissões. No ano passado, a empresa trocou 194 caminhões e, em 2014, deverão ser substituídos mais 249 veículos, o que deve gerar uma queda de aproximadamente 22% na emissão de CO2 nesta frota renovada.

Mais eficiência na agricultura
Com o objetivo de engajar diferentes elos da cadeia produtiva da cerveja em prol do uso mais eficiente dos recursos naturais, a Ambev dará inicio a três projetos voltados aos produtores de cevada. Um é o Smartbarley, um programa global para mapear junto aos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. O trabalho será feito por uma equipe de agrônomos da Ambev, que estará em contato direto com os produtores para acompanhar de perto os cultivos, fazer análises comparativas e coleta de dados que possa ajudar a melhorar a qualidade da cevada. Os principais objetivos do Smartbarley são aumentar a produtividade agrícola, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer os laços com os agricultores. O segundo projeto é o Programa de Excelência de Produtores, que irá reconhecer, fidelizar e estimular os melhores agricultores de cevada no país. Umas das práticas a ser disseminada por meio desses programas é o chamado plantio direto, que significa não remover o solo antes de semeá-lo. Pois isso pode ocasionar erosão, assoreamento de rios e também levar defensivos agrícolas às águas.

E por fim, a Ambev desenvolverá em parceria com a cooperativa Agrária, o uso do programa Radar no cultivo de cevada. O sistema alia informações climáticas aos dados de estações experimentais para que o agricultor tome suas decisões de cultivo mais ciente sobre quais são as condições de umidade de solo e do ar; temperatura do ar; vento e probabilidade de chuvas; e tendo à mão modelagens do que está acontecendo e do que poder ocorrer no clima em até dez dias seguintes. Isso levará à otimização de recursos e ao aumento da produtividade por hectare.

Esses projetos vêm fortalecer ainda mais a relação da Ambev com o produtor de cevada. Uma parceria de décadas baseada na confiança mútua e cujo objetivo é fomentar o cultivo desse grão no Brasil. Atualmente, mais de 2.200 famílias de produtores rurais se dedicam ao cultivo da cevada para abastecer a indústria de cerveja no país.

Ações das fábricas e mobilização interna com prêmio de R$ 100 mil
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, todas as unidades fabris da Ambev realizam ações internas e junto à população para trabalhar temas como o descarte correto de resíduos, a reciclagem de embalagens pós-consumo e a educação ambiental. Palestras, atividades com escolas, caminhadas ecológicas, arrecadação de embalagens recicláveis, entre outras ações, são alguns dos exemplos do que acontece neste dia.

Além dessas iniciativas, todas as fábricas da Ambev participam de campanha de incentivo de redução de consumo de água e energia. Por meio de uma mobilização interna, a empresa propôs para as suas fábricas um desafio de economizar ainda mais esses recursos, além das metas anuais que cada planta possui. Aquelas que apresentarem os melhores resultados serão premiadas com R$ 100 mil para investir em novos projetos e equipamento que levem a uma diminuição maior de consumo.

Foco nas metas
Todos os novos projetos em prol da preservação do meio ambiente têm como norte as sete metas ambientais estabelecidas pela Ambev em 2013. São objetivos compartilhados entre 24 países onde o grupo Anheuser Busch InBev conta com operação, a serem cumpridos até 2017. “Nosso trabalho para mitigar o impacto de nossa operação no meio ambiente é perene, ininterrupto. Mais que isso, temos foco e sabemos onde queremos chegar”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev. Além da nova meta de reduzir em 15% as emissões de carbono nas operações de logística, os outros sete compromissos ambientais da companhia e do grupo são:
1. Reduzir o consumo interno de água para um índice de 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado. No ano passado, a média global alcançada já foi de 3,3 litros.
2. Trabalhar em parceria com stakeholders locais para melhorar a gestão da água em regiões-chave de cultivo de cevada. Para isso, estão em andamento programas – pilotos em todas as regiões.
3. Participar junto com parceiros locais de medidas de proteção de mananciais em todos os locais estratégicos onde temos instalações fabris em sete países, incluindo o Brasil. Iniciativas com esse fim já foram iniciadas em 20% das instalações do grupo ABI no mundo.
4. Reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 10%. Sendo que todo o grupo já reduziu 3,1% do anúncio das metas para cá.
5. Reduzir o consumo de energia em 10%. No último ano, a queda obtida foi de 3,4%.
6. 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente devem ser de modelos mais ecológicos. Em 2013, esse índice foi de 16, 3%.
7. Reduzir em 100 mil toneladas os materiais usados para as embalagens. Até o momento, quase a metade da meta já foi alcançada. A redução obtida foi de 48.000 toneladas.


Fonte: Espalhe MSLGROUP


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Érica Sena
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