Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 7 de junho de 2014

FORD: geração zero de resíduo para aterro sanitário

FORD TERÁ SUA PRIMEIRA FÁBRICA NA AMÉRICA DO SUL COM GERAÇÃO ZERO DE RESÍDUO PARA ATERRO SANITÁRIO

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ford apresenta essa e outras iniciativas que incorporam o conceito sustentável em seus negócio, produtos e operações

 


 



A Ford tem, a partir de junho, sua primeira planta com geração zero de resíduo para aterro sanitário na América do Sul. Sua fábrica de transmissão em Taubaté, no interior de São Paulo, passa a ser uma entre as 15 espalhadas pelo mundo que já ostentam o mesmo título. Desde que começou a implantar processos para a redução dos resíduos encaminhados para aterros sanitários, a companhia contabilizou, no período de 2007-2011, uma redução de 40% de material residual por veículo produzido.

Devido ao sucesso do projeto, uma nova meta para os outros cinco anos foi definida, buscando novamente a redução de 40% no período entre 2012-2016. O objetivo é reforçar a reutilização, minimização, prevenção e reciclagem de materiais sempre que possível.

Essa meta faz parte do compromisso global da Ford com a redução dos impactos ambientais de suas atividades e produtos. Aproveitando a ocasião da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a companhia divulga algumas de suas outras ações realizadas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, que demonstram como a compreensão da importância do tema tem influenciado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Comemorada desde 1979, a data tem o  o objetivo de conscientizar povos e países para a preservação ambiental, meta que direciona a Ford a adotar ações eficientes que demonstram a responsabilidade no uso consciente de recursos naturais e visam promover um modelo de desenvolvimento sustentável.

Ainda em junho, será divulgado o Relatório de Sustentabilidade Ford 2013/2014, com detalhes das ações globais de sustentabilidade. O relatório anterior pode ser consultado na área de Sustentabilidade do portal Corporativo Global da Ford, em inglês: corporate.ford.com/our-company/sustainability.

Manufatura Sustentável Ford no Brasil

No Brasil, a redução de desperdício e resíduos industriais é uma das preocupações da Ford em todas as suas fábricas. Nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento de produção no país em mais de 80.000 veículos por ano, a redução na geração de resíduos foi de 6% por unidade produzida, o equivalente a 740 caminhões de lixo cheios,  e a reciclagem cresceu 28%, reduzindo, assim, o envio de material para aterros.

Em todas as suas plantas fabris no Brasil, a Ford mantém o seu foco em um trabalho sustentável com ações pontuais importantes. A fábrica de transmissões de Taubaté, no interior de São Paulo, além de ser a primeira da América do Sul a contar com processo de zero envio de resíduos para aterros sanitários, já era considerada uma das referências em relação ao desempenho ambiental dentre as plantas Ford com menor consumo de energia por motor produzido e água por transmissão produzida.

Outro importante exemplo é o Complexo Industrial Ford Nordeste, que fica na cidade de Camaçari, na Bahia, e já nasceu dentro de normas rígidas de preservação ambiental como referência em sustentabilidade. Toda a fábrica conta com uma moderna central de ultrafiltragem que realiza tratamento de 100% dos efluentes industriais, além de um sistema de coleta seletiva e todos os veículos industriais utilizam sistema de recarga “fast charger”, o que dispensa a necessidade de troca de baterias.

Em Tatuí, no interior do Estado de São Paulo, onde a Ford possui uma fábrica de motores e seu campo de provas, foi criado o Centro Ambiental. Trata-se de uma área de convivência  para os colaboradores com criação de mudas, horta de ervas aromáticas para utilização no próprio refeitório da planta e minhocário. O espaço também é palco de workshops sobre educação ambiental e uma das atrações mais comentadas durantes o evento “Um Dia de Criança na Ford”. Além disso, ainda conta com um programa de plantio interno de mudas de árvores nativas (já foram mais de 3.100) e doação de mudas para os funcionários.

Alinhada com as metas globais da Ford na redução da água utilizada por veículo produzido no mundo, a planta de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, já conseguiu reduzir o consumo de água de 6,3 m m³ para 2.5 m³ por carro produzido. Os números de redução no consumo de água são equivalentes a 240 piscinas olímpicas.

Tecnologia MQL (Minimun Quantity Lubrification)

A tecnologia MQL, também conhecida como usinagem quase seca, é um processo que lubrifica as ferramentas de corte com um spray muito fino de óleo exatamente no momento e local necessário. No modo tradicional, que não utiliza essa tecnologia, as peças da linha de montagem de motores e transmissões são banhadas em fluídos de metalurgia para lubrificação e resfriamento, o que exige grandes quantidades de água e óleo.

Em uma linha de produção típica, o uso da tecnologia MQL a economia de água pode ultrapassar 1,2 milhão de litros de água por ano e quanto ao óleo para fins de lubrificação, a redução pode chegar a 80% ou mais. Quantidades que encheriam um total de 5.600 cubas de banho de tamanho médio.

 Fonte: Burson-Marsteller




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...