Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Campanha Preservar é resistir- Em defesa dos territórios tradicionais

http://www.preservareresistir.org/

Preservar é Resistir,

Resistir é Conservar,

Conservar é saber usar,


Saber usar é a arte das comunidades tradicionais


Conheça mais sobre a Campanha Preservar é resistir- Em defesa dos territórios tradicionais
Com o objetivo de sensibilizar um maior número de pessoas sobre os conflitos vividos pelas comunidades tradicionais e fortalecer a luta desses povos, o Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba, deu início, no dia 16/05/2014, à campanha “PRESERVAR É RESISTIR – Em Defesa dos Territórios Tradicionais”.

As populações tradicionais desenvolvem modos de vida próprios e distintos dos demais. Seu cotidiano é rico em saberes e fazeres, passados de geração a geração, que envolvem pesca artesanal, festas, dança, música, oralidade, artesanato, agricultura de subsistência, técnicas agroflorestais, turismo de base comunitária, etc. expressando a relação direta que essas comunidades desenvolvem com o seu TERRITÓRIO.
 Trata-se terra-meio, afeta à satisfação de suas necessidades materiais, sociais e culturais.
Contudo, mesmo possuindo práticas e conhecimentos passados de geração a geração e um importante papel na conservação dos recursos naturais, sendo reconhecidos como verdadeiro patrimônio cultural, essas populações vivem graves conflitos territoriais, que ameaçam constantemente o seu modo de vida - especulação imobiliária, grandes empreendimentos, privatização de territórios tradicionais, turismo desordenado, autoritarismos e repressão dos órgãos ambientais por manterem práticas tradicionais, precariedade de serviços essenciais tais como educação, saúde, lazer, saneamento e luz.

Embora tenham direitos constitucionalmente garantidos, a pressão dos órgãos ambientais, somada a (in) consequente especulação imobiliária expõem em risco a reprodução social das comunidades tradicionais, colocam em xeque não só a cultura, que garante a diversidade da sociedade brasileira e o patrimônio cultural (material e imaterial) do país, mas a sua própria sobrevivência.

Em fevereiro de 2007, o Governo Federal instituiu, através do Decreto 6040, a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições.

A Campanha “PRESERVAR É RESISTIR – Em Defesa dos Territórios Tradicionais”, pretende dar visibilidade a nossa cultura, assegurar o uso e acesso ao nosso território e avançar na regularização de nossas terras, implementar políticas públicas diferenciadas, garantindo a participação social, o respeito à diversidade cultural e aos nossos modos de ser e de viver.
Vida longa aos que lutam... (texto extraído do site da Campanha)

Saiba mais assistindo abaixo,  ao vídeo e acessando o site da Campanha 


Fonte: http://www.preservareresistir.org/

Pensar Eco comenta:

Muito boa iniciativa! Com certeza é necessário fazer com que a sociedade e os governantes olhem para essas comunidades tradicionais com valorização e respeito aos conhecimentos que possuem, além de ajudá-los a viver com dignidade, saúde e qualidade de vida e cultural. 
Parabéns aos organizadores!
Sucesso!
Pensar Eco apóia campanhas como essa.
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...