Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mata Atlântica: proteção do bioma mais ameaçado do Brasil é uma das prioridades da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza


No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, a Fundação Grupo Boticário apresenta seu trabalho em prol da conservação do bioma.

Considerada a segunda maior floresta pluvial tropical do continente americano em área original, a Mata Atlântica destaca-se por sua enorme biodiversidade. O bioma abriga, de acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA), mais de 20.000 espécies vegetais em seus aproximados 1.300.000km² de extensão em 17 estados do território brasileiro. Por concentrar cerca de 35% da flora encontrada no país, a área é altamente prioritária para a conservação e está entre os 23 hotspots* de biodiversidade do planeta.
No entanto, tanta riqueza tem sido ameaçada. Segundo dados do MMA, os remanescentes da vegetação nativa estão reduzidos a 22% de sua cobertura original em diferentes estágios de regeneração e apenas 7% permanecem bem conservados em fragmentos acima de 100 hectares.

Foi pensando em conservar este tesouro tão importante que a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza adquiriu em 1994, com o apoio da The Nature Conservancy, uma área de 2.253 hectares em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. A Reserva Natural Salto Morato foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no mesmo ano em que foi adquirida e Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999, pela Unesco.

No local, foi registrada a ocorrência de 646 espécies vegetais vasculares, 98 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves, 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios e 57 espécies de peixes. Essa biodiversidade é um atrativo para pesquisadores, que vêm de todo o Brasil para realizarem estudos em Salto Morato. Pensando nesse público, a Fundação possui uma linha de apoio exclusiva para pesquisas em nossas RPPNs.

A Reserva Natural Salto Morato também é aberta ao público e oferece trilhas interpretativas, além de camping e alojamento para visitantes que queiram ter um contato mais próximo com a natureza.

Além da RPPN e do apoio a quase 600 projetos que contribuíram para a proteção da Mata Atlântica no período de 1991 a 2013, lançamos, em setembro de 2013, o game social “Descubra a Mata Atlântica”. Ele tem como objetivo promover a conscientização ambiental e ampliar os conhecimentos da sociedade a respeito de espécies que habitam esse ecossistema. Acessível a diferentes tipos de públicos, o jogo pode ser utilizado por profissionais da área ambiental, educadores, pais e qualquer um que queira aprender mais sobre o meio ambiente.

A atração está disponível na página da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza no Facebook: https://www.facebook.com/fundacaogrupoboticario

* Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de grande biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot também uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.

Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou mais de 1.396 projetos de 445 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis.

 Acompanhe as atualizações por meio das Redes Sociais:
Tumblr: http://diretodareserva.tumblr.com
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaogrupoboticario
Twitter: https://twitter.com/fund_boticario
Youtube: http://www.youtube.com/user/fundacaoboticario
Flickr: http://www.flickr.com/photos/fundacaoboticario

Instagram: http://instagram.com/fundacaogrupoboticario

Fonte: Polvora! Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...