Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 3 de julho de 2014

15º Relatório Sustentabilidade da Ford anuncia redução no consumo de água


 15º Relatório Sustentabilidade da Ford anuncia que meta para redução no consumo de água foi superada dois anos antes do previsto

Com a divulgação dos resultados, a Ford comunica o compromisso de intensificar fortemente as suas ações de redução e conservação da água

A Ford acaba de divulgar seu 15º Relatório Anual de Sustentabilidade. O documento destaca, entre os resultados já alcançados, o compromisso de intensificar agressivamente os programas globais de redução e conservação da água em suas fábricas ao redor do mundo. Até o momento, a montadora reduziu o uso da água por veículo produzido em 30% a nível mundial, comparando-se com o ano de 2009. Dessa forma, a meta proposta pela companhia, previamente estipulada para 2016, foi atingida dois anos antes da data.

O relatório está disponível na íntegra para consulta aqui.

A Ford acredita que água limpa e potável e o acesso ao saneamento básico é um direito essencial de todo ser humano. "À medida que a Ford progride com sua maior expansão global em mais de 50 anos, a empresa também reconhece que o trabalho em regiões que lutam contra a escassez de água, em breve, podem torna-la um recurso muito caro", diz John Fleming, Vice-Presidente Executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas da Ford. "Do ponto de vista dos negócios, compreender as restrições futuras e reduzir imediatamente o consumo de água faz todo o sentido”, completa o executivo.

Em abril, o presidente e CEO da Ford Alan Mulally, aprovou o CEO Water Mandate para definir mais claramente a missão da empresa. A iniciativa público-privada lançada pelo Secretário-Geral da ONU em 2007 exige que as empresas participantes relatem anualmente o seu progresso de gestão da água.

Ainda este ano, fornecedores com alto consumo de água e aqueles que trabalham em regiões com escassez poderão relatar voluntariamente o seu consumo à Ford. O objetivo é trabalhar em parceria com os fornecedores para alcançar a redução e utilizar as iniciativas de sucesso como exemplo para outras empresas parceiras ao redor do mundo.

A Ford possui exemplos de ações de sucesso na conservação da água, como a fábrica de Cuautitlán, no México.  Construído em 1964, a fábrica está localizada em uma região com escassez de água. Ao longo das décadas, a cidade tornou-se palco de muitas empresas internacionais, incluindo empresas de bebidas que utilizam grandes volumes desse recurso. Em 1990, o governo reconheceu que a demanda de água foi superando a oferta e limitou o uso com regras mais rigorosas.

As alterações implementadas pela Ford na unidade incluem:

·         Instalação de tubulações exclusivamente dedicadas à água potável para garantir que ela seja usada apenas para o consumo humano;
·         Reuso de toda água utilizada para fins diversos na fábrica; e
·         Substituição do asfalto pelo concreto ecológico, que permite que a chuva seja absorvida pelo solo.

O resultado foi uma redução de quase 58% no uso de água por veículo produzido, entre 2000 e 2013.

"Esta é uma história de sucesso que nos deixa muito orgulhosos", diz Luis Lara, Gerente de Operações da Qualidade e do Ambiente da Ford, no México. "Quando você está em uma região com escassez de água, você percebe que ela é um bem precioso. Qualquer metro cúbico de água poupamos na fábrica de Cuautitlán é um metro cúbico de água disponível para as pessoas das comunidades vizinhas”, explica.

A Ford começou a trabalhar estrategicamente, a nível mundial, desde 2000, para melhorar o impacto das atividades de seu negócio à água utilizada pela empresa. Para isso, definiu metas de redução, como parte de sua Iniciativa global de gestão da água. O sucesso da iniciativa é mensurável.

A Ford, não só atingiu o seu objetivo do uso da água por veículo dois anos antes do previsto, mas reduziu o consumo global de água em 61%, ou mais de 37 milhões de litros, entre 2000 e 2013. Essa economia equivale a 1 bilhão de chuveiros ligados por cinco minutos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. A quantidade total de água utilizada em todo o mundo nas instalações da Ford passou de 64 milhões de metros cúbicos por ano para 25 milhões de metros cúbicos.

Outros destaques do Relatório de Sustentabilidade da Ford incluem:

·         A venda de cerca de 2,5 vezes mais veículos eletrificados em 2013 em comparação a 2012;
·         Ações para aumentar a transparência da cadeia de suprimentos e garantir que os minerais em nossos produtos são adquiridos de forma responsável;
·         Uma redução de 18% das emissões de CO2 da frota europeia entre 2007 e 2013; e
·         A prioridade da Ford em acelerar o desenvolvimento de novos produtos. O lançamento global de novos produtos em 2014 conta com 23 veículos novos ou significativamente atualizados, mais do que qualquer ano em mais de um século de vida.

Ações de destaque no Brasil:
·         Em junho, a planta de Taubaté passa a ser a primeira fábrica da Ford da América do Sul com emissão zero de resíduos para aterros sanitários;
·         Nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento de produção no país em mais de 80.000 veículos por ano, a redução na geração de resíduos foi de 6% por unidade produzida, o equivalente a 740 caminhões de lixo cheios,  e a reciclagem cresceu 28%; e
·         Alinhada com as metas globais da Ford na redução da água utilizada por veículo produzido no mundo, a planta de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, já conseguiu reduzir o consumo de água de 6,3 m m³ para 2.5 m³ por carro produzido.

Por atitudes como essas, a Ford acaba de ocupar o primeiro lugar no ranking “Best Global Green Brands 2014”, da Interbrand, que lista as marcas consideradas mais sustentáveis no ano.

FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br. 

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 183.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.

Fonte: Burson-Marsteller
Parabéns a Ford por conquistar o primeiro lugar no ranking “Best Global Green Brands 2014”, da Interbrand, devido a sua responsabilidade ambiental. Que sirva de modelo para as outras multinacionais.
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...