Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pensar Eco entrevista o artista plástico Silvio Alvarez

Pensar Eco, tem o prazer de realizar a primeira entrevista com o querido amigo Silvio Alvarez!


Conheça um pouco mais do trabalho deste artista paulistano, que a partir de inúmeros pedaços de papel colados um ao outro cria lindas paisagens e figuras, além de desenvolver a criatividade, nos que aprendem com ele essa arteterapia.
Desde que conheci seu trabalho, virei sua fã. 


"Acredito que a colagem, como a mais democrática das artes, pode fazer com que um grande número de pessoas passe a se enxergar como criador artístico e isso pode fazer uma grande diferença na vida de todos." Silvio Alvarez

 Não desejo apenas produzir algo bonito para a contemplação, desejo que as pessoas saiam da minha exposição com vontade de criar algo seu. Silvio Alvarez


Leia a entrevista, conheça o seu trabalho, e vire fã dele também!

Entrevista com o artista plástico Silvio Alvarez- 01/07/2014


PENSAR ECO - Quando, e porquê começou a desenvolver trabalhos com colagem?


Comecei a fazer colagens em 1989. Em momento algum da minha infância ou adolescência havia demonstrado aptidão para as artes. Por volta dos 25 anos de idade passei por uma situação difícil e, pelo que parece, tinha problemas emocionais não resolvidos que vieram à tona. Precisei recomeçar minha vida, e a colagem surgiu como um eficiente ordenador de ideias e de conceitos. Tudo o que eu não conseguia processar direito na cabeça começou a saltar da minha mente por intermédio dos símbolos-imagens, presentes em abundância nas revistas, e da arte da colagem. As composições foram surgindo e sendo aprimoradas aos poucos. 

      Em 2007 realizei uma exposição no Metrô Vila Madalena e o SESC Ipiranga viu e chamou para um primeiro projeto de exposição e oficina, assim iniciou minha carreira profissional como artista plástico.

 PENSAR ECO - De onde vem o material (revistas, panfletos, papéis diversos) usados nos projetos?


Todo o material que utilizo em meus trabalhos hoje é doado por moradores de Joanópolis, estância turística que escolhi para viver há 17 anos, e por amigos virtuais e presenciais de São Paulo.
Pessoas que residem em Joanópolis tomam contato com o meu trabalho e trazem as revistas para o meu ateliê. Já em São Paulo, pessoas que dispõem de quantidade considerável de revistas para doação entram em contato e eu indico às instituições em que irei realizar oficinas. Esse movimento todo é muito legal, creio que seja essa a essência de uma sociedade verdadeiramente sustentável.

 PENSAR ECO - O que significa esse trabalho para você? E como ele pode ajudar as pessoas que frequentam suas oficinas?

     
       Hoje esse trabalho é a minha vida. Realizo oficinas nos mais variados locais para públicos de 4 (pré-escola) a 97 anos de idade, tendo como exemplo a Dona Hilda, que é a participante mais idosa do Lar São Vicente de Paula, em Joanópolis. Além disso, hoje dou aula na pós-graduação em Arteterapia da UNIP, curso coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo.

Acredito que a colagem, como a mais democrática das artes, pode fazer com que um grande número de pessoas passe a se enxergar como criador artístico e isso pode fazer uma grande diferença na vida de todos. 


PENSAR ECO - O que é mais significativo para vc: fazer colagem, ou ensinar crianças e adultos a fazerem? Por quê?

Amo todas as etapas do meu trabalho, e penso que uma complementa a outra. Faço questão, hoje, de inserir nos meus quadros elementos que pertençam ao universo lúdico infantil a fim de estimular o fazer artístico das crianças e professores que visitam minhas exposições. Não desejo apenas produzir algo bonito para a contemplação, desejo que as pessoas saiam da minha exposição com vontade de criar algo seu. 


PENSAR ECO - 
De onde vem suas inspirações?
 

      De quase tudo! De uma reportagem de TV, de um livro, de um filme, de um post de rede social...

Mas tenho também alguns grandes nomes da pintura que me inspiram: René Magritte, Giorgio de Chirico, Henri Matisse, Gustav Klimt, Salvador Dalí, Frida Kahlo e o contemporâneo polonês Jacek Yerka.

PENSAR ECO - Pontos altos da sua trajetória 

Em 2007 – a exposição no Metrô Vila Madalena.
Em 2008 – a exposição e as oficinas no SESC Ipiranga
Em 2009 – o painel para a Praça Victor Civita - Editora Abril
Em 2011 – criação do formato e oficinas em 4 capitais para a Cola Pritt – Henkel

Atendendo mais de 2.500 crianças, pais e professores.

      Em 2012, 2013 – o início da exposição anual no Conjunto Nacional, Avenida Paulista
Em 2013 e 2014 – a realização do Projeto Artistas do Futuro para todas as crianças e jovens das redes municipal e estadual de ensino de Joanópolis.

    Reportagem TV Globo Vanguarda Paulista sobre o Projeto Artistas do Futuro – em Joanópolis – SP 
    http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/link-vanguarda/v/professor-artista-ensina-estudantes-de-joanopolis-sp-a-reciclar/2937678/

PENSAR ECO - Conte aos leitores do Pensar Eco seus  sonhos para o futuro

      Tenho muitos sonhos, mas um em especial: realizar oficinas em escolas públicas de todos os estados brasileiros, para crianças e professores.

E em curto prazo: poder comemorar o mais rápido possível o patrocínio dos meus projetos já aprovados nas Leis de incentivo Rouanet e PROAC.
Isso é muito importante! Preciso da força de todos na divulgação dessa minha necessidade. Sem o patrocínio não consigo fazer o muito que quero e que ainda posso fazer.

PENSAR ECO -  Fale sobre seus projetos atuais

De 12 a 25 de outubro aguardo a presença de todos na minha exposição 2014 no Conjunto Nacional – Avenida Paulista. 


Tenho muitas outras novidades que estou louco de vontade de poder gritar, mas ainda faltam os patrocínios mencionados acima.

PENSAR ECO - Em uma frase descreva quem é o artista plástico Silvio Alvarez?
 

      Alguém determinado, persistente, que ama a vida, que acredita no poder de superação do ser humano, que vê a vida de forma romântica, quase quixotesca, e que enxerga a arte além da sua função contemplativa, que enxerga a arte também como ferramenta pedagógica, de inclusão social, de arteterapia e de conscientização ambiental.

Pensar Eco - Deixe seus contatos para que todos conheçam mais o seu trabalho, e quem sabe sejam firmadas novas parcerias. Que venham os patrocinadores!


e-mail: silvioalvarez@uol.com.br 
site: www.silvioalvarez.com.br
Flickr: http://www.flickr.com/photos/silvio_alvarez_collage/sets/72157624288843787/
Instagram: @silvioalvarezcollage
Facebook: https://www.facebook.com/silvio.alvarez.311

Twitter: https://twitter.com/SilvioAlvarez @silvioalvarez

 Agradeço teu carinho e atenção de sempre, Érica! E a parabenizo pelo lindo trabalho de conscientização que faz todos os dias! Vai sempre em frente!
Silvio Alvarez



A pena e o elefante - 2012 

Gioconda verde e rosa - 2010

Jardim das delícias - 2013 

O planeta - 2013 

Rio - 2013 


O abacaxi - 2010

Uma outra árvore - 2013 

Fotos das oficinas
Oficina para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Joanópolis, por intermédio do CRAS, no Grupo Melhor Idade Recanto Feliz 
Amigos do Pensar Eco juntos na oficina de colagem para os artistas da Cooperaacs, responsável pela produção da decoração de Natal do Condomínio Conjunto Nacional - Avenida Paulista
Jovens do Colégio Estadual João Ernesto Figueiredo, em Joanópolis 


Oficinas para professores de artes em Maringá

Oficina no Sesc Piracicaba 
Pensar Eco comenta:

Eu que agradeço Silvio por ter aceitado meu convite, e como brinquei contigo, ser minha cobaia nessa estreia como entrevistadora. Que estréia linda! 


  Adorei ter o Silvio como meu primeiro entrevistado. E vocês leitores, gostaram?
  Pessoas como ele, nos mostram que existe esperança de um mundo melhor, com pessoas mais dedicadas, que encontram na arte de ensinar, uma maneira de compreender o próximo e ajudá-lo em se libertá-los de bloqueios.
    Desejo muita luz a você, amigo, e que seu trabalho continue estimulando a criatividade e felicidade de quem a deixa se levar por ela.

Contratem o Silvio para oficinas!
 Empresas, que tal patrocinarem esse lindo trabalho?
  
Obrigada Silvio Alvarez!
Grande abraço!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...