Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 5 de julho de 2014

Brigada de Esponjas Scotch-Brite: reciclando esponjas e ajudando pessoas




Navegando no mundo virtual me deparei com este  projeto divulgado no site Razões para Acreditarque me deixou muito curiosa, e resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto para publicá-la no blog. 

 Você já parou para pensar  quantas esponjas de lavar louça são descartadas mensalmente? 

Preocupada com isso foi criada em parceria  pela  Scotch-Brite e TerraCycle, a  Brigada de Esponjas Scotch-Brite, na qual coleta as esponjas e as transformam em novos produtos sustentáveis.

Sobre a  Brigada de Esponjas Scotch-Brite: 

Você sabia que agora suas esponjas usadas podem ser recicladas e ajudar instituições de caridade?

Para deixar o planeta ainda mais limpo, a Scotch-Brite juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico e suas respectivas embalagens. 
O programa irá proporcionar um destino mais nobre para as esponjas descartadas e a oportunidade de arrecadar dinheiro para ajudar instituições de caridade.




Como participar?
A sua participação na Brigada de Esponjas Scotch-Brite é totalmente gratuita, não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle.
 Cadastre o seu time de coleta (pode ser uma escola, organização, empresa etc.) um representante maior de 13 anos de idade para ser o responsável pelo cadastro. Todo o processo é muito simples:
  1. Colete o máximo de esponjas usadas e suas respectivas embalagens. Aceitamos remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve atingir o peso mínimo de 500 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da Brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.
  2. Imprima uma etiqueta pré-paga. Para adquirir gratuitamente essa etiqueta, basta acessar sua conta no site da Terracycle, clicar em "Envie seu resíduo” e escolher a opção “Solicitar etiquetas”. Você também pode solicitar sua etiqueta clicando aqui.
  3. Envie sua remesa para a TerraCycle. Após fechar bem a sua caixa e colar a etiqueta pré-paga, basta entregá-la em uma agência própria dos Correios.
Confira na imagem abaixo os exemplos de resíduos que são aceitos neste programa de coleta.


Um diferencial dessa ação é que além do meio ambiente, ele ajuda instituições.

A cada esponja entregue para a Terra Cycle, o time de coleta cadastrado ( vide como participar), receberá 2 pontos que equivale a  R$0,02, no qual serão doados para uma escola ou organização sem fins lucrativos escolhida por cada participante.

Programas como este, nos mostram que a sustentabilidade está ocupando cada vez mais espaço, principalmente na temática de resíduos sólidos. É muito bom divulgar campanhas como essa.

Conheçam mais sobre o programa, acessando:
 http://www.scotch-brite.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/GlobalScotch-BriteBrand/Scotch-Brite/Sustentabilidade/Brigada+de+esponjas+Scotch-Brite/

http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite.html

Monte seu time e ajude uma Instituição!

Parabéns pela inciativa!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...