Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Turismo sustentável –faça sua parte!


Você sabia que como turista você pode colaborar para a sustentabilidade?

Depende do seu comportamento desde o momento de fazer suas malas até escolher onde e como passear. Não há dúvidas que as ações do homem no planeta podem causar consequências desastrosas e por isso já está mais do que na hora de termos consciência de nossas atitudes. Siga algumas dicas e seja um turista amigo do verde!

1 – O que é Passaporte Verde?
Com a ideia de sensibilizar os turistas, em 2008 começou uma campanha a partir da parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros. Posteriormente outras parcerias uniram forças a iniciativa do Passaporte Verde para incentivar um turismo sustentável.
A base desse pensamento é fazer o turista buscar meios de preservar os lugares onde visita e respeitar as tradições locais.

2 – Adote hábitos sustentáveis no seu dia a dia
Pode parecer que não  vamos salvar o mundo quando tentamos gastar menos energia ou reutilizar sacolas. Mas se pensarmos que nossas atitudes podem também fazer parte do cotidiano de outras pessoas a ação ganha força e resultado. Então nunca pense que o que você faz não traz consequências, pelo contrário, você pode persuadir os amigos em volta a adotarem também atitudes que respeitem o meio ambiente, espalhe a ideia.
Quando sair para fazer compras leva sua bolsa de pano, ou como é conhecida, a ecobag. Evite usar as sacolas plásticas, a natureza agradece.

3 – Seja um turista econômico já no aeroporto
Até o peso da sua mala faz diferença, quanto mais pesada mais carbono será produzido porque quanto mais pesada a aeronave pior.  Escolha embalagens pequenas para colocar seus artigos de higiene como sabonete líquido, cremes e shampoos.
Voos diretos também reduzem as emissões de carbono, caso seja possível ir direto ao invés de fazer escalas opte pela primeira. As aterrisagens e decolagens são os momentos que há mais emissão de carbono.

4 – Faça um roteiro sustentável
Seguir um roteiro sustentável é buscar valorizar as tradições locais, faça compra em feirinhas locais e colabore com os artistas e artesões da região. Pequenos agricultores costumam vender seus produtos em feiras livres, muitas vezes com uma oferta mais saudável do que nos grandes supermercados.
Se tiver oportunidade procure cooperativas de comunidades da localidade onde você está, será satisfatório conhecer o trabalho de nativos e valorizar a produção apresentada por eles.

5 – Procure locais engajados
Há redes de hotéis que buscam colaborar com a sustentabilidade, desenvolvem medidas como uso racional de água, redução do desperdício de alimentos e economia de energia, opte por empresas com esse comportamento.
Durante sua estadia no hotel evite colocar para lavar as toalhas diariamente,  o turista hospedado chega a consumir 3 vezes mais água do que os residentes da cidade, seja coerente e economize.


Saiba mais detalhes sobre o Passaporte Verde e sobre a redução de CO2 no site SeguroViagem.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...