Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como deixar o seu bairro mais verde





É tempo de se falar em sustentabilidade e correr atrás do prejuízo que a modernidade sem compromisso com o verde causa. Um passo muito importante é quando ações individuais começam a ganhar força e passam a fazer parte do hábito de cidadães que querem ver uma realidade distinta.

Uma forma de trazer mudanças positivas é através da conscientização que precisamos como indivíduo, fazer nossa parte e compartilhar para que as ideias se multipliquem. 

Faça leituras e procure informações sobre direito ambiental e medidas que já deram certo em outras localidades.

Vamos pensar em fazer um mundo mais agradável e menos poluído.

1- Separe seu lixo

Um dos grandes problemas atuais é o lixo. A geração de alto consumo, muitas embalagens e gasto de matéria-prima provocam desde poluição dos rios, devastação de florestas além do número cada vez maior na quantidade de lixo que vem principalmente das grandes cidades.

A separação do lixo deve ser um comportamento normal no dia a dia das pessoas e isso começa em casa. Se você já realiza esse procedimento sabe que não é difícil. 

Para quem mora em apartamento vale colocar esse tópico como assunto nas reuniões de condomínio. Muitos brasileiros quando viajam a algumas cidades da Europa ficam encantados com a limpeza e o compromisso com a separação do lixo, por que não começar a levar esse pensamento e torna-lo na prática possível?

2 – Evite o uso em excesso de sacolas plásticas

Quando for fazer compras leve uma bolsa de feira e evite o exagero em sacolas plásticas, algumas redes de supermercado já adotam ações como cobrança por unidade de utilizada para incentivar as pessoas reutilizarem as usadas na última compra ou usarem bolsas de pano ou outro material resistente e permanente.

3- Preserve o verde até no seu quintal

Evite cimentar áreas que podem ser mantidas com o solo natural, o escoamento das águas no solo evita enchentes e alagamentos. Use embalagens de pet e tetra park para plantar mudas de verduras no quintal, ou na falta de espaço, na sua varanda.

4- Valorize produtos de comunidades locais

Se seu bairro tem feirinhas semanais de frutas e verduras, procure abastecer sua cozinha com esses produtos locais, geralmente são agricultores de cidades interioranas, com produtos mais naturais.

5 – Inove com ideias que você já viu que deu certo

Há muitas ideias positivas que merecem ser repetidas e compartilhadas. Por exemplo, se você tiver chance de passar um período fora do país, procure saber como são realizadas algumas ações que podem ser feitas em sua cidade. Traga a novidade e converse sobre isso com os amigos e familiares. Sempre temos muito o que aprender. 

Durante uma viagem pratique o turismo sustentável e respeite as comunidades locais e  não deixe rastro de lixo, se não tiver uma lixeira perto de você, carregue seu lixo até encontrar uma.


O que você faz para contribuir para a sustentabilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...