Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Arator oferece treinamento de sustentabilidade sob demanda

http://aratorsustentabilidade.com.br/

Projeto ajuda empresas a disseminar suas políticas sustentáveis aos colaboradores

Consultoria especializada em gestão sustentável, a Arator oferece treinamentos sob demanda para as empresas. O objetivo é difundir a estratégia de sustentabilidade da organização em todos os setores e promover um maior conhecimento dos colaboradores.

A necessidade foi percebida no ambiente corporativo durante as consultorias. Havia uma dificuldade de permear o tema em várias áreas dentro da instituição. “As companhias fazem um esforço para criar relatórios e incluir metas de desempenho em sustentabilidade, mas na hora de engajar os colaboradores falta investirem em um processo de aprendizagem deste novo valor”, confirma Roberta Valença, CEO da Arator.

Uma pesquisa realizada pela USP em 2012 ilustra bem: cinco grandes corporações brasileiras foram analisadas e, apesar de todas possuírem planejamentos sustentáveis, cada uma delas realizava ações diferentes e tinha ideia distinta sobre o conceito. Afinal, para cada negócio, é necessária uma abordagem diferente.

Os treinamentos são voltados para todos os setores, mas também podem ser trabalhados em um segmento específico, a partir da preferência e necessidade dos clientes. A proposta é vincular a estratégia da companhia à pessoa, estimulando um elo entre os dois propósitos.

“Nosso trabalho busca conhecer as ‘causas’ de cada um e fazer a sintonia com a meta da empresa para que o resultado ofereça o máximo de sentido possível”, prossegue Roberta.

Como funciona


O trabalho começa com o mapeamento do conceito dentro das áreas da instituição. Para isso, é preciso envolver o colaborador com situações que podem ser melhoradas internamente e como eles podem ser agentes de transformação. Essa prática faz parte de uma ciência conhecida como Andragogia.
“Conversamos com as pessoas sobre o que elas percebem que pode melhorar dentro da organização e que causam um desconforto pra elas mesmas. Depois, atrelamos esse desejo de mudança com a necessidade do novo valor como meio de transformar e construímos juntos com eles uma lente que traz à luz o entendimento de que, independentemente de sua posição, elas fazem parte da engrenagem como um todo e fazem a diferença, mesmo que em algo pequeno”, comenta a CEO.

O trabalho é desenvolvido com palestras, material didático e, principalmente, utilizando um coaching para coconstruir cenários para as dificuldades vigentes. Eles são usados na última etapa da metodologia criada pela Arator para vincular ações sustentáveis da companhia com as necessidades individuais de seus profissionais.

O que é Andragogia?


Em linhas gerais, Andragogia é o estudo da educação de adultos para uma aprendizagem efetiva e desenvolvimento de habilidades e conhecimento específico. O termo foi definido pelo educador norte-americano Malcolm Knowles no século passado.

A ideia foi organizada em torno da noção de que os adultos aprendem com mais facilidade em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaças. No caso da Arator, ao abordar temas sem a presença da diretoria, a tendência é ter maior facilidade no entendimento da filosofia da empresa.

Sobre a Arator Sustentabilidade:

Criada em 2011, a Arator Sustentabilidade surgiu para auxiliar as empresas na integração da sustentabilidade na gestão empresarial. A principal missão é contribuir para o crescimento de forma sustentável. A proposta da consultoria aborda três etapas na administração: a elaboração de estratégias, a implementação deles com metas e projetos e a gestão final, com relatórios e análises. É voltada tanto para os pequenos empresários como para as grandes corporações. 


Para mais informações, acesse: http://www.aratorsustentabilidade.com.br/


Fonte: NB Press Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...