Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Consultoria oferece alternativa para crise de abastecimento em São Paulo


W-Energy é a nova parceira da GreenClick e adota o selo socioambiental para ampliar ações sustentáveis

A crise da água está se agravando em São Paulo. O Sistema Cantareira, principal manancial da capital paulista, diminui dia após dia e só não secou por conta da utilização do volume morto (nome dado ao reservatório que fica abaixo das comportas de captação). Assim, a sustentabilidade cresce em importância no debate público.

Com o intuito de fortalecer o conceito para o mercado brasileiro, duas organizações que trabalham com o tema se aproximaram recentemente. A W-Energy, consultoria especializada na redução de custo em energia e água, adere ao Selo Socioambiental da GreenClick. A certificação já está presente no site da companhia.

“O nosso core business também é voltado para a sustentabilidade. Ter o selo em nosso site reforça a mensagem e ajuda a propagar a ideia de um futuro melhor”, garante Valmir Oliveira, gerente administrativo da W-Energy.

A união vai ao encontro da filosofia da GreenClick de reforçar o assunto no ambiente corporativo e para atrair mais empresas, possibilitando realizações de novos negócios no futuro para ambos os lados.

 “Queremos levar a responsabilidade socioambiental para o ambiente corporativo e ter parceiros que já se preocupam com isso agiliza contribui no engajamento de outras organizações”, confirma Vagner Luís, diretor executivo da GreenClick.

O DNA sustentável da W-Energy

A preocupação com o meio ambiente já é rotineira para a W-Energy. A consultoria, sediada em São Paulo, opera diretamente com o conceito e oferece soluções para redução de custos com energia elétrica e de água em condomínios e organizações.

No caso da eficiência energética, eles oferecem um sistema de monitoramento que mapeia todo o consumo do local e mostra exatamente onde há gastos maiores do que os necessários. Assim, os usuários descobrem onde podem economizar, seja com a troca de equipamentos ou a redução do uso.

Já no abastecimento de água, o grupo oferece uma gama de serviços, que vai desde a conscientização das pessoas até a instalação de equipamentos no encanamento do edifício, como economizadores e sistemas de reutilização da água da chuva.

Aliás, este é o foco no momento, por conta da necessidade de economizar água na região metropolitana da capital paulista – a Sabesp dá desconto de 30% na fatura para quem economizar 20% na média de consumo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. 

“Este é o serviço mais procurado no momento. Já tínhamos essa previsão de seca para alguns anos à frente, mas tivemos que nos antecipar para atender a demanda crescente”, prossegue Oliveira.

Nos dois casos, a economia gira em torno de 20% a 40%. Todo o investimento com a importação dos produtos é feito pela W-Energy, que também arca com o custo da reforma e manutenção. Ao fim do contrato estipulado, o cliente fica com a posse da instalação e todos os equipamentos utilizados.

Como funciona a certificação socioambiental da GreenClick?

Cada 10 mil visualizações mensais em um site (pageviews) representa o plantio de uma muda. 
O objetivo é reduzir o impacto da emissão de dióxido de carbono dos datacenters que mantêm a página no ar. O Selo da Certificação fica publicado no respectivo website do cliente, e qualquer visitante pode conferir as informações sobre o plantio, fotos das árvores e a quantidade de quilos de gás carbônico neutralizados.
A compensação é necessária. Pesquisa da ONG Greenpeace mostra que o consumo para manter os sites na nuvem já ultrapassou 700 bilhões de kWh em todo o planeta e até 2020 deve superar os índices de Brasil, Alemanha, França e Canadá, juntos. Em contrapartida, uma árvore, sozinha, é capaz de absorver 180 quilos de CO2 por ano, segundo estimativas ambientais.

Além disso, o plantio é coordenado pela OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Iniciativa Verde e envolve famílias que vivem na zona rural de São Carlos, no interior paulista. Eles recebem uma renda a cada lote de mudas, garantindo a certificação socioambiental da solução.


Sobre a GreenClick:

A GreenClick é uma empresa que contribui para o desenvolvimento socioambiental no país, por meio do selo de certificação sustentável para websites. Em parceria com a OSCIP Iniciativa Verde promove o plantio de árvores para neutralizar a emissão de gás carbônico (CO2) gerado pelo consumo de energia dos servidores que hospedam sites e financia parte da renda de trabalhadores rurais que plantam e cuidam de árvores no interior de São Paulo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...