Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Não basta plantar, é preciso cuidar - 5 dicas para evitar queda de árvores

http://arvoresvivas.wix.com/arvoresvivas



Apenas nos primeiros 20 dias de 2015 caíram mais de mil árvores na cidade de São Paulo. É praticamente a metade da média registrada no ano passado inteiro. A força dos ventos reforçou o que muitos tendem a ignorar: tanto o poder público quanto a sociedade civil não tomam conta das plantas na área urbana. 

Não adianta plantar mudas e achar que já é o suficiente para garantir  benefícios ambientais. Como todo ser vivo, elas também requerem atenção para crescer de forma saudável. Dicas simples podem nos deixar mais atentos e engajados em cuidar das nossas árvores e fazermos a nossa parte.

Veja cinco delas.

Cuidados com podas – há diversos tipo de poda: a de "formação", para garantir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento, de "limpeza", para eliminar pragas ou galhos danificados, de "emergência", quando há risco iminente de queda, e "adequação" para harmonizar o desenvolvimento da árvore ao espaço urbano.. Entretanto, um corte errado pode comprometer  até mesmo uma planta saudável, envergando os galhos e facilitar a queda em uma tempestade, por exemplo. Portanto, seja uma árvore de pequeno ou grande porte, o mais indicado é solicitar o serviço de poda junto a Prefeitura da sua cidade.

Fiscalize o vandalismo – ações humanas que castigam o tronco comprometem as funções vitais e matam as árvores aos poucos, geralmente as de menor porte. Não é fácil fiscalizar em tempo integral, mas dá para ficar de olho e evitar o comprometimento da estrutura do caule.

Não cimente a base – não erga muros e nem faça uma base de cimento onde está a raiz. Essa prática impede que a planta absorva água e nutrientes essenciais para seu crescimento. O ideal é ter terra em volta do tronco – quanto mais, melhor. Além disso, não recolha as folhas que caem na terra, pois elas também servem de adubo.

Não coloque objetos – não é raro encontrar árvores que servem de lixeiras e apoio para outros utensílios. Entretanto, o ato de pregar ou, pior, usar uma furadeira, compromete a circulação de nutrientes. Se a planta for sustentar uma rede, por exemplo, prefira cintas de náilon que abraçam a árvore, ao invés de perfurá-la.

Alimente a árvore – adubos orgânicos ou químicos fortalecem as plantas e podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos agrícolas. Utilize este recurso principalmente após a plantação – é nesta época que a árvore gasta mais energia para crescer.

Para concluir, as árvores precisam de cuidado tanto quanto nós. E nunca é tarde para se tornar um agente do meio ambiente e contribuir para um mundo mais verde. (Flávia Pini Diretora de Marketing da GreenClick *)

* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.

Fonte: Nb Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...