Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Você sabia que até o dióxido de carbono tem um lado bom?






Uma molécula de carbono, duas de oxigênio e milhares de discussões. Um dos compostos químicos mais simples da natureza, o dióxido de carbono é apontado como o vilão número um do aquecimento global e das mudanças climáticas. De fato, a grande quantidade desse gás na atmosfera faz com que a temperatura na Terra aumente para além do normal. Porém, poucos conhecem os usos que ele tem na sociedade. Confira:

Suas origens

Pesquisas indicam que a antiga atmosfera terrestre era formada por vapor, amônia e dióxido de carbono proveniente de erupções vulcânicas. Portanto, o dióxido de carbono é um composto natural e resultante da produção e transporte de energia, como a fermentação, decomposição de seres vivos e processos respiratórios dos organismos vivos. Por ter uma geometria linear e não-polar, as atrações intermoleculares são fracas e fazem com que o elemento seja mais conhecido como um gás.

CO2 do bem

O fato do CO2 fazer a temperatura aumentar tem um lado positivo. Ao reter parte da radiação solar e impedir que o calor se dissipe, o gás ajuda a manter a temperatura média da Terra como positiva. Caso contrário, pesquisas indicam que poderia ser aproximadamente dez graus negativos.

Além disso, com a intervenção humana, o gás carbônico ajuda no combate de muitos incêndios, pois ele está presente em extintores para apagar o fogo gerado por equipamentos elétricos energizados, como motores, cabos, entre outros equipamentos.

O gelo-seco nada mais é do que o dióxido de carbono em seu estado sólido. Ao entrar em contato com a pressão atmosférica, ele é aquecido e se transforma na fumaça utilizada em festas, boates e casas de shows. Por fim, também é responsável pela efervescência em refrigerantes e demais bebidas gaseificadas, garantindo um sabor ácido característico.

CO2 do mal

Porém, os benefícios são esquecidos pela ação nefasta que o excesso de dióxido de carbono causa na natureza. Estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU mostram que antes da Revolução Industrial, o CO2 constituía cerca de 280 ppmv (partes por milhão em volume) da atmosfera terrestre. Atualmente, este índice está em torno de 400 ppmv.

Esse número só foi possível pela ação humana. Como é um produto dos processos de energia, o gás está presente na queima de combustíveis fósseis, como carvão e gasolina em veículos, nos diversos processos industriais e também no desmatamento e queima de árvores.

A permanência do CO2 é de aproximadamente 150 anos, sendo que metade dessa quantidade fica na atmosfera e a outra metade em florestas e oceanos. Assim, o excesso causa um desequilíbrio ambiental, pois as plantas não conseguem mais absorver toda essa quantidade para transformar em oxigênio. Por isso, com o aumento do composto, há a incidência do efeito estufa, provocando a elevação do nível do mar, modificações na vegetação, entre outras consequências danosas.

E nós, serem humanos, mesmo que responsáveis por grande parte desse problema, ainda podemos fazer algo para ajudar o planeta a reverter o mínimo dos danos causados. Há inúmeros projetos para proteção e plantio de florestas, além de iniciativas que promovem mudanças principalmente na cultura da sociedade. Não deixe de fazer a sua parte! (Vagner Luis *)

*Vagner Luis é Diretor Executivo da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2no país.

 Fonte: Nb Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...