Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conheça o Projeto "Casa de BARRO: Centro de Sustentabilidade"- Catarse



Convido a todos a conhecerem este Projeto de bioconstrução, e ajudem, se possivel, a viabilização dele pelo site do Catarse
Construção de uma casa feita de TERRA que será a sede de um espaço de divulgação e discussões sobre sustentabilidade e educação ambiental
A construção da Casa de Barro (com a técnica de hiperadobe) tem como objetivo central ser a sede de um espaço para receber todos que quiserem e se interessarem em conhecer técnicas sustentáveis para se praticar no dia a dia. Com a viabilização deste projeto, um documentário será feito mostrando passo a passo da realização de cada etapa da construção da casa e falando sobre os principais objetivos e princípios do espaço, chamado Sítio Saramandala. Com este documentário será possível divulgar a técnica da construção sustentável e ecológica, ampliando o espaço da Permacultura no Brasil e em outros países.

        

Cansados da poluição de São Paulo e do desinteresse das pessoas em tomarem conhecimento do que suas atitudes diárias causam ao Planeta e a si mesmos, decidiram mudar e fazer algo , não só dando o exemplo mas convidando a quem tiver interesse de juntar-se a eles para trocarem conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade e ecologia.
Para um gestor ambiental (Felipe Toledo) e uma bióloga (Jéssica Cubas) tudo que mais importa nesse momento em que vivem uma crise ambiental, hídrica, alimentícia e outras é a TRANSFORMAÇÃO.
Eles querem mostrar às pessoas que é mais do que possível mudar os hábitos diários e viver de outras formas sendo mais feliz e realizado do que se é hoje. E é a partir dessa premissa que estão depositando todas as forças e esperanças no projeto do Sítio Saramandala.
O sítio fica a 140km da cidade de São Paulo, no município de Sarapuí. Já construiram  um alojamento de tijolos ecológicos e telhas recicladas.


Beliches de bambu já estão sendo construídas, e tudo isso para ter uma boa estrutura para receber quem quiser participar de uma das partes principais desse projeto: A CASA DE BARRO.


Optaram sempre por usar materiais que encontraram com facilidade próximo ao Sítio, como os pneus, que não tinham mais utilidade ao borracheiro, os bambus, que eram sobras de uma construção anterior, e a terra, proveniente do próprio terreno para fazer a tinta. Comprar materiais é sempre a última alternativa, preferiram reaproveitar e criar, contribuindo com a preservação da Natureza evitando produtos que à degradaram em sua extração.
Na foto: Jéssica e Felipe após terminarem a construção da janela de bambu do alojamento.
"A casa que planejamos construir será feita com uma técnica chamada HIPERADOBE. Esta técnica consiste em ensacar a terra e levantar as paredes formando fileiras dessa terra ensacada. Os sacos têm uma tecnologia específica para essa aplicação, tendo que ser adquiridos em uma empresa especializada e a terra é proveniente da terraplanagem do terreno onde a casa será construída. Além de ter baixo custo, este tipo de construção não agride ao meio ambiente como a indústria da construção civil, esta utiliza materiais não renováveis e só no Brasil cerca de 685.000.000 toneladas de entulhos são gerados (Spadotto et al.,2011). O fato de se poder utilizar materiais provenientes do seu próprio terreno nos mostra a importância de se dar valor ao material que está bem embaixo dos nossos pés e nos responsabilizarmos pelos nossos atos. Estima-se que cerca de 50% de todo o resíduo gerado no planeta seja proveniente da construção civil! Sem contar as emissões de gases poluentes e o enorme consumo de energia (Ministério do Meio Ambiente)." (Felipe e Jéssica)
Casa de Hiperadobe pronta
Na foto: Casa de Hiperadobe pronta e rebocada.
A casa de barro (hiperadobe) não é só ecológica e sustentável, mas também ótima no controle térmico e resistência e muito bonita visualmente. E o melhor: pode ser construída coletivamente, com a ajuda de qualquer pessoa que queira participar! Além das pessoas terem acesso à uma tecnologia do bem, também conectam-se mais ao trabalho manual e à terra e unem-se para um bem comum.
Casa de hiperadobe a qual fomos ajudar na construção num mutirão
Na foto: Felipe e Jéssica (fundo) ajudando na construção da casa de hiperadobe de Jessica e Agno (frente).
"Com o financiamento via Catarse, poderemos fazer a terraplanagem e comprar as bobinas de saco, os batentes, portas, janelas e tábuas de madeira. Faremos chamadas para os mutirões para quem quiser participar e vir aprender a técnica juntando-se conosco. O setor da Bioconstrução está crescendo muito e cada vez mais as pessoas visam buscar conhecimentos a respeito das técnicas." - disse Felipe e Jéssica.
O projeto engloba a ampla divulgação desta técnica através do documentário que será criado e da divulgação via redes sociais para que as pessoas possam ter o conhecimento de outras opções e alternativas sustentáveis para construir sua casa ou qualquer outro tipo de assentamento humano visando a importância da bioconstrução e seus benefícios para todos: O ar, o solo, a água, os animais, as pessoas, a cidade... o Planeta.
O projeto do Sítio Saramandala vai muito além da bioconstrução. 
"A Casa de Barro é um dos passos para caminhar ao grande objetivo: Uma grande horta orgânica em formato de Mandala. Além da produção de orgânicos, nossa missão maior é difundir novos conceitos do "viver" no planeta terra. Levar às pessoas um pouco do "ser diferente", do experienciar novas formas de estar neste planeta vivendo em harmonia com o todo. Para isto, o espaço do Sítio Saramandala será usado como plataforma para oficinas, palestras e vivências variadas com temas relacionados à Ecologia, Agricultura orgânica e Agroflorestas, Consumo responsável, Sustentabilidade, Permacultura e semelhantes."- Felipe e Jéssica
(...)

Durante a construção da casa, terá  mutirões para todos que quiserem ajudar na construção poderem vir e participar. E para os colaboradores via Catarse, terão finais de semana específicos onde serão recebidos e poderão participar de vivências permaculturais no Sítio Saramandala com palestras e oficinas sobre sustentabilidade, bioconstrução e horticultura orgânica, tendo foco na educação ambiental e na aplicação prática.

Conheça o Rascunho do desenho da casa principal do Sítio Saramandala e mais informações acessando a matéria no Catarse, e ajude a viabilizar este projeto:


Fonte: Catarse

2 comentários:

  1. Agradecemos de coração a divulgação do projeto Casa de Barro! Esperamos todos que quiserem conhecer novas alternativas limpas e sustentáveis à nos visitarem em breve!!
    Abraços,
    Jéssica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, eu que agradeço a oportunidade de divulgar um belíssimo trabalho como o de vcs!! Desejo sucesso a vcs.
      Abs

      Excluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...