Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 27 de maio de 2015

"Educar para Crescer"dá 10 ideias da para você e seu filho agirem em prol do planeta


É muito importante incluir as crianças, especialmente porque elas costumam ter mais facilidade que os pais para fazer algo novo", diz Rafaela Aparecida da Silva, educadora ambiental


10 ideias para você e seu filho agirem em prol do planeta

Mudanças nos hábitos da família ensinam aos pequenos a importância de preservar o planeta


A palavra "sustentabilidade" está na moda, mas pouca gente entende seu significado e importância. O tema envolve questões ambientais, sociais, culturais, econômicas e muito mais. Quando tratamos da defesa da natureza estamos falando de uma parte apenas da questão. Mas ela não deixa de ser relevante - principalmente quando boa parte da população vive em cidades industrializadas, distante de grandes áreas verdes e animais silvestres.

Tenha em mente que tudo no planeta é interligado. Todos nós dependemos de ambientes naturais saudáveis para sobreviver. São eles que garantem, por exemplo, água e ar de qualidade, parte dos alimentos e dos princípios ativos de muitos medicamentos, além de matérias-primas como madeira e minérios. Mas estão sendo destruídos em ritmo acelerado por conta da população humana urbana, que cresce consumindo recursos naturais de maneira predatória - impedindo a natureza de repor seus recursos e privando a atual e as futuras gerações de terem qualidade de vida. 

Para ajudar a reverter esse quadro, são necessárias mudanças em nossos estilos de vida. Todos fazem a diferença quando o assunto é cuidar do planeta. Que tal começar em casa envolvendo seu filho?

"É muito importante incluir as crianças, especialmente porque elas costumam ter mais facilidade que os pais para fazer algo novo",
diz Rafaela Aparecida da Silva, educadora ambiental e doutoranda em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro. Ela enfatiza que também é importante a criança entender o porquê de determinado hábito e escolha, para realmente incorporar o aprendizado.
Confira abaixo algumas sugestões de como você pode educar seu filho para cuidar do meio ambiente:


Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Estimule o interesse pela natureza
2. Decida o que é relevante
3. Reflita sobre seu modo de consumir
4. Evite o desperdício
5. Separe o lixo e incentive o reúso
6. Troque, doe, conserte, alugue ou compre usado
7. Descubra de onde a comida vem
8. Ande a pé, de bicicleta ou use transporte público
9. Fique atento às sugestões do seu filho
10. Mantenha-se informado

É importante estar a par dos temas relacionados ao meio ambiente, e transmiti-los para toda a família. 

A todo o momento surgem notícias com temáticas ambientais. Com o bombardeio de informação, fica difícil saber o que é prioridade e verdadeiro. Seu filho também está sujeito a isso e virá com muitas perguntas. Ninguém é obrigado a saber tudo, mas você pode aproveitar as dúvidas - suas e dele - para propor pesquisas na internet ou uma ida à biblioteca atrás dos livros adequados.

Sugira ao seu filho livros, filmes, programas de televisão, jogos e desenhos animados que também abordem assuntos ambientais. Algumas ideias: o livro O Nabo Gigante (Aleksei Tolstói) e desenhos como O Rei Leão (1994),Pocahontas (1995) e O Lorax: Em Busca da Trufula Perdida (2012).

E, por fim, que tal engajar-se em uma causa? 
Há muitos indivíduos e instituições que realizam trabalhos sérios socioambientais e que esperam pelo apoio da sociedade. Conversar com seu filho é um primeiro passo para descobrir com qual assunto vocês poderiam se envolver fora de casa. (Manoela Meyer)

Fonte: Educar para Crescer- 22/04/15

Pensar Eco comenta:
Muito boa essa matéria!
 Vale a pena ler e seguir as dicas.
O Planeta agradece!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...