Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

15/08:Mutirão #PintouRio450/ “Tudo de de cor para você” na favela Santa Marta

Visão panorâmica da favela Santa Marta com as casas pintadas pelo projeto

450 ANOS DO RIO DE JANEIRO GANHA DE PRESENTE MUTIRÃO DE PINTURA DO PROJETO TUDO DE COR PARA VOCÊ NA FAVELA SANTA MARTA


Mais de 450 voluntários de fora da comunidade carioca vão se juntar ao padrinho da iniciativa, o tenista Gustavo Kuerten, para pintar casas no dia 15 de agosto, sábado

Rio de Janeiro, agosto de 2015 – O grande mutirão de pintura #PintouRio450, que contará com mais de 450 voluntários, será realizado na favela Santa Marta (Morro Dona Marta) pelo “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, no dia 15 de agosto, a partir das 10 horas, com concentração na quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta. 

O projeto socioambiental está na comunidade desde 2010 e já coloriu 319 imóveis da região, levando cor e consciência de preservação para a vida das pessoas. A iniciativa que entra para o calendário de eventos dos 450 anos do Rio de Janeiro já tem a presença confirmada do voluntário número 01, o tenista tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, e vai envolver centenas de voluntários de fora da favela e moradores locais para revitalizar a fachada de casas do morro.
Guga, o voluntário número 01 do mutirão #PintouRio450

 Durante o mutirão #PintouRio450, além da pintura, parte dos voluntários vai se dedicar a uma ação de coleta de lixo pelos becos e escadarias da favela em parceria com o movimento ‘Eu quero o Santa Marta Limpo’, promovido pelo Coletivo Santa Marta composto por moradores e lideranças locais.

O ‘Tudo de cor para você’ possui uma relação sólida com os moradores da Santa Marta, que se engajaram na missão de trazer cor para a comunidade, desde o primeiro dia do projeto. Este mutirão é um presente para o Rio de Janeiro e a demonstração do legado que estamos construindo coletivamente com os moradores da cidade”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral.

O presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mário Hilário, reforça esta parceria e é um dos participantes do comitê de lideranças e representantes da comunidade constituído para manter o diálogo constante sobre os rumos do projeto. “O ‘Tudo de cor para você’ é um dos grandes aliados da comunidade nos últimos anos e trouxe muitas melhorias e oportunidades para os moradores. O diálogo entre nós foi estabelecido desde o início e demonstra a relação madura que construímos em prol da nossa favela”, explica José Mário.       

O mutirão comemorativo, que tem como principais parceiros a Subprefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro e a Secretaria de Conservação da Prefeitura, vai marcar também a entrega de diversas melhorias promovidas pelo projeto “Sou + Minha Comunidade”. 

A Praça Corumbá, na entrada da comunidade, foi totalmente revitalizada com a recuperação do piso de pedras portuguesas, reposição de um púlpito e instalação de novos brinquedos para as crianças feitos com madeira de reflorestamento. "Iniciamos o projeto através de reuniões com moradores para deixar a praça conforme as necessidades da comunidade. A partir disso, entramos em contato com cada órgão responsável e iniciamos um trabalho completo de revitalização com apoio das Tintas Coral", declarou o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos. 

Com atuação da Comlurb, Rioluz e Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) e atendendo aos pedidos dos moradores, a Secretaria de Conservação da Prefeitura promoveu o recapeamento de vias de acesso ao morro, limpeza das canaletas e ralos, retirada de entulhos de encostas, operação tapa-buraco, implantação de corrimão de 20 metros na Rua Nossa Fé, manutenção de braçadeiras com luminárias em todas as vias de acesso à comunidade. “Estamos diante de um projeto de sucesso e consolidado. O Morro Dona Marta já é conhecido por muitos por ter essas casas coloridas. Essa é uma parceria de sucesso entre a Prefeitura do Rio (Secretaria de Conservação) e a Tintas Coral. Espero que ela seja longa e possa ajudar o nosso projeto Sou + Minha Comunidade”, destaca o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

Após três anos de projeto, a comunidade Santa Marta é considerada a favela mais colorida do Rio de Janeiro. Além da pintura das casas, que conta com participação ativa dos moradores – eles se inscrevem, escolhem a cor da fachada e recebem as tintas, equipamentos e o treinamento da Tintas Coral – artistas locais e convidados já estamparam seus traços de arte de rua em muros na base e no pico do morro. 

A iniciativa da Coral trouxe uma mudança fantástica para a nossa favela. As casas coloridas e os painéis artísticos deixam as pessoas fascinadas, melhoram o visual do morro e aumentam o interesse dos turistas pela nossa comunidade”, diz a guia de turismo local Salete Martins, moradora do morro há mais de 40 anos. 

No mutirão #PintouRio450 uma nova pintura artística, cujo tema e a arte foram escolhidos pelos próprios moradores em processo de votação, será pintada nos degraus da escadaria de entrada e entregue à comunidade

O artista alagoano Mancha, do coletivo carioca SerHurbano, executará a obra nos degraus da escada, que quando vista de longe forma a imagem do astro Michael Jackson – que visitou o morro em 1996 e gravou o videoclipe “They don´t care about us” - e de personagens representando a mistura de ritmos e traços culturais, como o samba e a folia de reis, típicos da comunidade. A pintura vai incrementar o roteiro de artes de rua espalhadas pelo morro. O jovem artista e morador da comunidade Swell, por exemplo, já criou painéis para o ‘Tudo de cor para você’ na quinta estação do plano inclinado (bondinho), representando os principais símbolos da favela, e no muro de entrada da comunidade. Artistas de renome do Rio e de São Paulo, Mário Bands e Paulo Consentino, respectivamente, também deixaram sua marca na comunidade a convite do projeto. 
O artista Swell, morador da Santa Marta, e o painel pintado no pico da comunidade



Os artistas Paulo Consentino e Mario Bands em frente às artes feitas na Santa Marta

Uma parceria inédita para o mutirão #PintouRio450 foi estabelecida com a LafargeHolcim, líder mundial em materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. Em iniciativa piloto, o novo parceiro irá fornecer argamassa para o reboco de uma das casas da comunidade, além de mobilizar seus empregados para que participem do mutirão.

“Uma de nossas metas de sustentabilidade é contribuir para a construção de moradias dignas, que proporcionem mais qualidade de vida para a população. Por isso, nos orgulhamos de fazer parte de iniciativas como esta”, afirma José Sabino, diretor de Marketing da LafargeHolcim. 

O mutirão #PintouRio450 também conta com o apoio da ONG Sonhar Acordado e programa NET Voluntariado para a mobilização de voluntários e da fabricante Condor, que fornecerá produtos de pintura para o evento.

Mutirão #PintouRio450/ “Tudo de de cor para você” na favela Santa Marta
Data: 15 de agosto, sábado
Horário: a partir de 10 horas 
Concentração: Quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta – Praça do Cantão, favela Santa Marta (Morro Dona Marta)
Endereço: Rua Jupira, 72, bairro de Botafogo

“Tudo de cor para você” na comunidade Santa Marta
Mais de 20 mil litros tintas já foram utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do “Tudo de cor para você - Santa Marta”, iniciado em 2010. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005 e possui forte engajamento com a população local. 

A participação da comunidade é um dos principais pilares da iniciativa, por isso, foi constituído um comitê com representantes locais. Esse grupo é formado por lideranças comunitárias e visa ajudar a definir os rumos do projeto. 

Antes de começar o trabalho de revitalização, um escritório de arquitetura especializado em projetos de edificações e urbanismo detalhou informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, números de pavimentos e cobertura. Desde o início das atividades, o ‘Tudo de cor para você’ na comunidade Santa Marta tem a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para serem pintadas, as casas devem seguir critérios de avaliação estipulados pelo governo, via Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado (EMOP), que determina condições estruturais dos imóveis e localização fora de áreas de risco. Por essa razão, os barracos de madeira não participam do projeto. 

Além da revitalização do ambiente, os moradores também têm a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes na área de pintura realizados em parceria com o SENAI. “Estimulamos os próprios moradores a pintarem suas casas e, para isso, fornecemos todo o suporte necessário – como tintas, equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com os cursos profissionalizantes deixamos um legado para os habitantes que desejam trabalhar na área de pintura”, explica Jaap Kuiper, presidente das Tintas Coral.

Trajetória do artista Mancha
João Marcos Mancha - alagoano, artista plástico, grafiteiro, designer. Como integrante do coletivo carioca Apocalipse Crew, desenvolveu projeto em homenagem a Marcel Duchamp na comemoração de 50 anos do Maison de France e na criação de uma intervenção urbana em homenagem a Lygia Pape. Em 2012, em parceria com os artistas Vinicius Vaitsmann e Thiago Rodrigues, Mancha criou a obra Cavalo de Tróia como forma de refletir sobre a escolha do Brasil e do Rio de Janeiro para sediar a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, respectivamente. 

Sobre o Tudo de cor para você
O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da Tintas Coral, que tem a missão de levar cor para a vida das pessoas. Desde o início do projeto, mais de 708 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 6.576 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 3.855 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Sobre a Tintas Coral
A Tintas Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. Sua expertise em cores resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Tintas Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter (@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral - ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços. Em 2012, a Tintas Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem as necessidades dos mais diversos públicos.
A Tintas Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e foi pioneira a trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Tintas Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. No Brasil, o nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Tintas Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. No Uruguai, a Inca é a marca de tintas decorativas da companhia. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.
As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Tintas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulpand Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

Informações sobre a Tintas Coral, acesse:
www.coral.com.br 

@TintasCoral

Fonte:  Conteúdo à la carte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...