Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O Planeta não suporta mais o seu consumismo. Mude de atitude!

Alerta geral!


Não sei se você sabe, mas no dia 13 de agosto deste ano, foi o Dia de Sobrecarga da Terra, conhecido em inglês como Overshoot Day, esse marco, quantificado anualmente, nos mostra que utilizamos todos os recursos naturais existentes para o ano inteiro, e agora estamos no vermelho. Isto é, em meados de agosto, os terráqueos já consumiram os recursos naturais existentes necessários até  até dezembro. 

Será que estamos consumindo demais?
O consumismo é o grande entrave para o êxito do desenvolvimento sustentável, já que vivemos numa sociedade do consumo, onde adquirir bens, principalmente de marcas renomadas dão status a quem as possuem. Isso é legal, dá moral, poder e privilégios, concordam?
Só que esse modo de se viver não tem nada de sustentável. E na atual situação, onde o Planeta Terra dá sinais de exaustão de seus recursos naturais, esse modo de vida não nos cabe mais, sendo prudente haver uma mudança urgente de hábitos.
É importante notar que o consumo é algo natural, mas quando a palavra consumo se une com o sufixo ‘ismo”, resultando na palavra CONSUMISMO, alude a desperdício e exceso, colocando em risco os recursos naturais do Planeta.
Pensando no impacto negativo do consumismo, faz-se necessário uma reeducação dos adultos, e principalmente a educação das crianças, visando um consumo mais consciente, e assim mais sustentável.
A ação de consumir em exagero nem sempre é uma resposta aos ataques da mídia, muitas vezes é sintoma de uma doença chamada de Oneomania ou consumo compulsivo e deve ser tratada, já que essa pessoa gasta mais do que pode, prejudicando-se financeiramente. Fique atento ao seu ato de consumir e de sua família, e se estiver fora do normal procure ajuda médica.A Oneomamia além de fazer mal para o” bolso” do doente, faz mal ao Planeta.
Segundo estudiosos do assunto, e até o Papa Francisco concordam que  não haverá salvação da humanidade, se não houver um consumo consciente de toda a sociedade.
 Infelizmente muitas pessoas acham que ao comprar tal produto terão felicidade e conseguirão status, mas na verdade, na maioria das vezes o vazio existencial continua, e a pessoa se vê cada vez mais deprimida. Acontece isso com você?
Temos que rever nossos valores e valorizar o que temos dentro de nós, e com certeza a felicidade virá com a simplicidade e não com bens materiais em exagero.  
As crianças devem ser educadas valorizando o que é de fato importante, e não fazendo delas futuras doentes. Deve-se ensinar que devemos consumir o que precisamos, e o que podemos pagar sem comprometer nossas finanças e os recursos naturais. E que devemos escolher os produtos menos agressivos ao meio ambiente e ao nosso organismo.
Se todos começarem a consumir conscientemente os recursos naturais permanecerão em nosso planeta para atual e para as próximas gerações. Agora se continuarmos a agir assim a nossa sobrevivência ficará complicada.


                                                                          Érica Sena * (21/08/15)

*Bióloga, gestora ambiental, educadora ambiental e blogueira

2 comentários:

  1. Muito bem colocado, Érica!
    Mas, a cada dia, mais pessoas no meu convívio são convidadas a pensar sobre isso e nem assim, mudam suas atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley,
      obrigada!
      Concordo com vc, infelizmente o comodismo fala mais alto. ,Mudanças de atitudes necessitam de reflexões e principalmente ações novas.. dá trabalho. Aprendemos pelo amor, ou pela dor,... isso ninguém escapará.. Vamos aguardar.
      Abs
      Érica Sena

      Excluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...