Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

VIII CBUC: “É preciso achar nova forma de comunicar temas ambientais”,Fernando Meirelles.


Mais informações da VIII CBUC
‪#‎CBUCnoPensarEco‬

O cineasta e produtor brasileiro participou do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) em Curitiba e falou sobre como unir biodiversidade e cidadania.

Poucos nomes brasileiros têm a força e credibilidade que Fernando Meirelles possui no cenário do cinema internacional. Consagrado por filmes como Cidade de Deus, Ensaios sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel, o diretor, produtor e escritor paulista vem encarando novo desafio: comunicar a temática ambiental (uma de suas paixões) de forma envolvente e criativa.

“A comunicação, não apenas do cinema, quando se fala de meio ambiente tem sido muito bio-desagradável e eco-chata, é preciso mostrar para as pessoas a importância da conservação da natureza sem focar apenas no catastrófico”, afirma. O cineasta afirma ainda que essa comunicação precisa sensibilizar o público mostrando que esse tema é urgente, porém é preciso fazer isso de forma que as pessoas “embarquem na narrativa, que elas queiram fazer parte desse universo porque é bacana e não porque é politicamente correto”, explica.

Meirelles produziu em 2014 o documentário ‘Lei da Água (Novo Código Florestal)’, que mostra as consequências da mudança na legislação, a qual diminui as áreas de florestas no Brasil. Ainda trabalhamos de certa forma mostrando um cenário pessimista, mas acredito que estamos caminhando e aprendendo como comunicar melhor a questão ambiental”, afirma. Em 2015 o filme chega à telona de forma diferente do convencional: via crowdfunding, iniciativa na qual as pessoas pagam sua entrada antes para garantir público. Dessa forma, o documentário pode chegar a várias cidades e o público se engaja desde antes de assistir ao filme.

Por conta desse grande trabalho com a conservação da biodiversidade, ele foi convidado a participar do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece até amanhã em Curitiba. No evento, realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ele falou sobre o tema ‘Como conectar pessoas: unindo biodiversidade e cidadania’.

De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo, a participação de Meirelles é fundamental para que a discussão sobre o tema seja bastante rica. “Ele é uma das grandes referências do cinema brasileiro, além de ser extremamente ligado às questões ambientais, o que o torna muito importante na sensibilização dos participantes para a necessidade de engajamento nessa causa”, destaca.

Fernando Meirelles destaca que o tema chamou sua atenção e que quer conhecer mais pessoas que trabalham com essa questão. “Sinto que vou lá mais para ouvir do que para falar. Minha vida tem me levado para esse lado da conservação e quero aprender mais sobre o assunto e compartilhar experiências”, conclui.

Para seu próximo trabalho, ele está produzindo uma série de ficção para a rede inglesa BBC sobre o aquecimento global, principalmente com foco nos mares e oceanos.

Serviço:
‘Lei da Água (Novo Código Florestal)’

Para assistir na sua cidade, compre o ingresso antecipadamente em https://agua.catarse.me/pt#created

VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
Data: 21 a 24 de setembro
Para saber como assistir à palestra de Fernando Meirelles e conhecer os outros palestrantes, acesse: http://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/CBUC.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.418 projetos de 481 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.


Sobre o Grupo Boticário: constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio: O Boticário; Eudora; quem disse, berenice?; e The Beauty Box, e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em sete países e conta com uma força de trabalho composta por sete mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz

Fonte: Nqm Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...