Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cinco filmes que mostram o fim do mundo, segundo GreenClick


Previsões pessimistas sobre o futuro do meio ambiente no Planeta Terra impulsionam obras de sucesso no cinema

O aquecimento global, a emissão de poluentes e a instabilidade climática vivida pelo planeta proporcionam previsões pessimistas sobre o futuro da Terra. Porém, os cenários apocalípticos rendem boas histórias no cinema e servem como plano de fundo para muitos filmes produzidos nos últimos anos.
 A GreenClick, empresa de certificação socioambiental, lista cinco obras que debatem questões ambientais e promovem a discussão sobre o nosso papel:

WALL-E (2008, Disney/Pixar, Direção: Andrew  Stanton)

O filme se passa no ano de 2805 e mostra a Terra abandonada e coberta por lixo. O único habitante é o robô WALL-E, que coleta e compacta os resíduos deixados pelo homem. Sua história muda totalmente depois que outro robô, EVA, é enviado para buscar vegetação no planeta. Vencedora do Oscar e do Globo de Ouro como melhor filme de animação, a obra promove o debate sobre o consumo excessivo da sociedade.
O Dia depois de Amanhã (2004, 20th Century Fox, Direção: Roland Emmerich)

A instabilidade climática da Terra pode levar a uma nova era glacial? Esta é a pergunta por trás deste filme. A obra mostra um climatologista da NOAA (administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos), que descobre a possibilidade de uma nova “Idade do Gelo” estar prestes a acontecer – mesmo com a descrença das autoridades em um primeiro momento.

2012 (2009, Columbia Pictures, Direção: Roland Emmerich)

Devido a bombardeamento de erupções solares, a temperatura do núcleo da Terra começa a aumentar em um nível muito rápido, provocando o deslocamento da crosta terrestre e resultando em várias catástrofes. Apesar da trama não citar questões ambientais, o filme traz à tona a discussão sobre o crescimento de desastres naturais por conta do aquecimento global.

A Era da Estupidez (2009, Dog Woof Pictures, Direção: Franny Armstrong)

A obra mistura drama e documentário por retratar a história do último homem vivo da Terra em 2055, que revê filmes antigos de 2008 para buscar uma resposta à pergunta “quando poderíamos ter salvo a nós mesmos?”. Esse questionamento, aliás, é a principal lição do filme sobre sustentabilidade,  provocando a reflexão e discussão do tema antes que seja tarde demais.
Um Inferno (2011, Direção: Tim Fehlbaun)

Atividades solares intensas deixaram o mundo destruído e praticamente inabitável. Os sobreviventes precisam, literalmente, lutar não só contra a escassez de água e o calor, mas também contra outros humanos que recorrem a atitudes desesperadas para continuarem vivos. O filme provoca angústia nos espectadores por mostrar um planeta cada vez mais quente e com pouca água.

Sobre a GreenClick:
A GreenClick é uma empresa que contribui para o desenvolvimento socioambiental do país por meio do selo de certificação sustentável para websites. Criada em 2013, a empresa tem por objetivo converter a audiência de websites em árvores plantadas para neutralizar a emissão de gás carbônico gerado pelo consumo de energia dos servidores. A parceria com a OSCIP Iniciativa Verde garante o plantio das árvores em locais de reflorestamento e parte do financiamento da renda de trabalhadores rurais do interior de São Paulo.



Fonte: NB Press Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...