Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Conheça a pesquisa da Climate Central



Acordo climático: limite de 1,5 ° C na temperatura pode reduzir riscos do nível do mar em mais de 40%


16 DE DEZEMBRO, PRINCETON, NJ, EUA - A preocupação com os impactos causados pelo aumento do nível do mar ajudou a impulsionar uma inesperada ambição no acordo climático fechado em Paris, o qual colocou como meta limitar o aquecimento global a 1,5 ° C. 


 De acordo com um relatório e mapas publicados pelo grupo de pesquisa Climate Central, decorrentes de um estudo científico recente, as consequências de longo prazo para o Brasil são muito diferentes dependendo do aumento de temperatura almejado.

As metas de redução de emissões atuais (as chamadas Contribuições Nacionais Voluntariamente Determinadas, ou INDCs) relacionados ao Acordo de Paris apontam para um aquecimento próximo de 3° C, de acordo com avaliações das Nações Unidas e da organização sem fins lucrativos Climate Interactive.

 Segundo análise de Climate Central, as emissões de carbono correspondente a esse aumento de temperatura de 3° C podem elevar o nível global do mar em mais de 6 metros, o suficiente para submergir áreas onde vivem hoje cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Esse aumento, em grande parte irreversível, aconteceria ao longo dos séculos.


Se as nações aumentarem seus compromissos usando os ciclos de cinco anos previstos no Acordo de Paris e tiverem sucesso em limitar o aquecimento a 2°C, a quantidade de terra que será invadida pelo mar no Brasil poderia diminuir, afetando 9 milhões de pessoas. E se a comunidade mundial limitar o aquecimento a longo prazo a 1,5° C, esse número poderia cair novamente em mais de 40%, o que corresponde a uma projeção mediana do nível do mar abaixo de 3 metros no longo prazo global.

"A diferença do nível do mar entre 2° C e 1,5° C é fundamental para as principais cidades e nações ao redor do mundo, além dos pequenos Estados insulares", alertou Benjamin Strauss, cientista da Climate Central e principal autor do relatório e do paper relacionados a estas conclusoes. "A ambição do acordo de Paris parece refletir essa compreensão."

Limitar o aquecimento a 1,5 ° C, em oposição a 2 ° C poderia reduzir os impactos do nível do mar a longo prazo pela metade ou mais para Recife, Santos, Fortaleza e muitas outras áreas urbanas.
Saba mais acessando:

http://sealevel.climatecentral.org/
http://sealevel.climatecentral.org/uploads/research/Global-Mapping-Choices-Report.pdf

Fonte: AViV Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...