Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

#COP21: Acordo de Paris é um marco histórico


Texto definido no último sábado (12) irá direcionar o mundo para importantes mudanças para os próximos anos.

Festejado por uns, criticado por outros, o texto do Acordo de Paris foi definido no último sábado (12) em Paris, durante a COP 21 (Conferência do Clima da ONU). Apesar de ainda dividir opiniões, todos acreditam que o novo acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto é um passo importante.

“A aprovação do Acordo de Paris é um grande marco que ficará na história deste século, pois direciona o mundo a mudanças importantes para evitar que o aquecimento global chegue à marca dos 2º Celsius”, avalia o gerente de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que acompanhou as discussões, direto de Paris.

O texto final prevê manter esse aumento da temperatura média bem abaixo dos 2ºC e imprimir esforços para limitá-lo em 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Ferretti lembra que o mundo já está com elevação de 0,8ºC, por isso, o empenho para atingir a meta deverá ser grande e difícil.

De acordo com o gerente, outro objetivo previsto no acordo foi que cada país busque promover um fluxo financeiro consistente com economias de baixo carbono que também sejam resilientes (adaptáveis) às mudanças do clima. “Dessa forma, a partir de agora, os combustíveis fósseis estão com os dias contados, pois são incompatíveis com um futuro seguro”, explica. Isso acontece porque eles são os principais responsáveis pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), vilões do aquecimento global.

Uma das maiores discussões das últimas duas semanas foi a questão do financiamento das ações de mitigação (reduzir o impacto) e adaptação às mudanças climáticas. O material também define que os países desenvolvidos deverão fornecer recursos financeiros que ajudem as nações em desenvolvimento com a adaptação e mitigação. Esses países ricos também precisam liderar a mobilização desses recursos que, até 2025, deverão ser da ordem de US$ 100 bilhões ao ano. Já as nações emergentes serão encorajadas a fornecer voluntariamente fundos para essas ações.

Agora vem a parte da implementação das contribuições previstas por cada país. Certamente, o Brasil precisará fazer mais do que havia proposto na sua INDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas), antes da COP”, ressalta André Ferretti. O país terá que aumentar sua ambição, que foi diminuir as emissões em 43% até 2030, reduzindo o desmatamento, descarbonizando seus processos industriais (por exemplo, utilizando matérias-primas que não sejam provenientes de combustíveis fósseis) e, principalmente, focando sua matriz energética em fontes renováveis como o etanol de segunda geração, aquele que é produzido a partir do bagaço da cana.

Segundo Ferretti, a pedra fundamental foi estabelecida. “Agora, precisamos estar atentos em como isso se traduzirá em ações práticas em cada país. Esse é apenas o início de um longo percurso que será difícil, mas que, sem dúvida, temos toda condição de trilhar. A implantação do Acordo de Paris, com absoluta certeza, mudará o mundo”, conclui.


Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. 

Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Fonte: Nqm Comunicação

Pensar Eco comenta:
Agradeço mais uma vez a Nqm Comunicação e a Fundação do Grupo Boticário por sempre enviar boas pautas durante o ano todo, e principalmente durante a COP 21.
Parabéns pelas matérias!
Abs
Boas Festas a todos da Nqm e Fundação do Grupo Boticário.
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...