Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

E o ano começou ambientalmente insustentável e sujo- Érica Sena


2016 chegou, e com ele muitos desejos e planos de ano novo. Ondas puladas, flores, velas, perfumes e bebidas oferecidas para Iemanjá em troca de realização de desejos, mas no fundo, continuamos os mesmos.

Primeiro dia do ano fomos bombardeados com fotos das principais praias brasileiras cheias de lixo, decorrentes das festas de réveillon, aí eu pergunto a vocês: Iemanjá, a Rainha do Mar, se contenta em ver esse lixo no seu habitat? Acho que não!

Toneladas de lixo foram retiradas das praias, mostrando que as pessoas continuam sem educação, sem respeito ao meio ambiente, e sem tomada de consciência ambiental. Esquecem que tudo que deixaram na areia como oferenda, ou como descarte da festa, quando não coletados, vão para o mar, e muitos deles são confundidos como alimentos, (sacos plásticos, tampas, entre outras embalagens plásticas) para animais que vivem ou se alimentam do ecossistema marinho, levando a morte desses animais por asfixia.

Não adianta fazermos rituais para passagem de ano, rezar, fazermos planos, se NÃO MUDARMOS NOSSAS ATITUDES, desde as mais simples, como recolher o lixo que produzirmos, até as mais complexas: crescermos MORALMENTE e respeitarmos o próximo e o Planeta.

Esse lixo deixado em todos os lugares, principalmente nas principais praias do Brasil, só me mostra que não merecemos muita coisa do Universo, pois continuamos em pleno século XXI, como estivéssemos no tempo das cavernas, pois ainda não sabemos cuidar da nossa casa, respeitar nossos semelhantes e outras espécies.

O Universo nos dá o que merecemos, por isso não reclamem de catástrofes, mudanças climáticas e muitas doenças. Nós continuamos cavando nossa própria cova!

Não é só o povo que tem culpa, o governo e os organizadores desses mega eventos também têm, já que não investem em campanhas para sensibilizar a população a destinar o lixo corretamente, não disponibilizam contêineres de lixo em quantidade necessária para evitar isso. Afinal, todos são responsáveis pelo lixo que geram, independente dele ser descartado em residências, trabalhos ou lazer.

Se concordarmos com a frase que o Universo nos dá aquilo que merecemos, chegaremos à conclusão que começar o ano com atitudes insustentáveis com o Planeta, pode nos render mais problemas no futuro próximo!


#‎MaisconscientizaçãoambientalBrasil

#‎Ambientalistasofre

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora


Um comentário:

  1. o brasileiro não tem educação, não se respeita nem respeita o próximo, não tem noção de civilidade e de bem comum, suja , emporcalha, comete vandalismo como se fosse o must

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...