Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A falsa racionalidade humana que deixa rastros de destruição! - Érica Sena


Quase todos os dias me deparo com alguma situação que me remete a me fazer essa pergunta: “Somos realmente seres racionais? ”

Sou bióloga, e no curso estudei sobre todas as classes de animais vertebrados e invertebrados, e vi que na maioria, todos tem uma preocupação de manter seu habitat em equilíbrio, no que se refere alimentação necessária, abrigo e proteção contra predadores,visando a perpetuação de sua espécie. Digo que eles têm uma melhor capacidade de viver em grupo, pois tem estratégias de sobrevivência, de reprodução, de buscar alimentos, evitando confrontos diretos com outras espécies, e não usando com desperdício os recursos que necessita.  Claro que no meio de tantas espécies, tem sempre uns espertinhos querendo se favorecer, como nós humanos,  mas uma coisa é certa, eles certamente não destroem o lugar em que vivem, e mesmo assim são denominados por NÓS, seres IRRACIONAIS.

Mas o que é um Ser Racional?

Pesquisando o significado da palavra Racional temos:

 Adjetivo que vem do termo latim "rationalis". Significa ser que é dotado, e faz uso da razão, que raciocina, que é razoável, está conforme à razão.  Concluindo, racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão.

Após um melhor entendimento da palavra Racional, fica uma dúvida no ar, será que a razão do ser humano é só pensar nele mesmo? E sendo assim, ele age conforme a sua razão, desrespeitando tudo e todos que estiverem no seu caminho como obstáculos para se conseguir algo? Por que fora disso, não vejo motivo para sermos chamados de seres racionais, e o demais animais não.

Já que seguimos nossa razão, então me expliquem, qual é a razão de:

  • ·         destruímos nosso corpo com alimentação errada (rica em gordura, açúcar, sal, industrializados, etc) , com substancias químicas altamente tóxicas (agrotóxicos, transgênicos, drogas lícitas e ilícitas), e como consequência dessa alimentação ruim ficamos doentes?
  • ·         Destruímos nossa moral com violência gratuita, gerada por falta de amor, por preconceito,  por sentimentos de: raiva, ódio, rancor, inveja, necessidade de poder e ostentação, e como consequência dessa RAZÃO, desequilibramos o nosso emocional, mental, espiritual e claro, o físico?.. Quanta depressão, pânico, suicídios acometem os seres humanos atualmente?  
  • ·         Destruímos o próprio local em que vivemos ao acabar com a  cobertura vegetal existente, ao contaminar o solo e água com lixos e esgotos; ao judiar e matar animais indefesos, incluindo o próprio animal HOMEM?  Desequilibrando os ecossistemas (aquático e terrestre) , acabando com a biodiversidade da nossa fauna e flora,  e como  consequência desse desequilíbrio, reclamamos do aparecimento de  mais doenças (Zicka, Dengue etc),  e de catástrofes?
  • ·         Destruímos o nosso Planeta, pois nossas ações locais, sempre geram consequências globais?Cada vez mais temos notícias de animais mortos em toda parte do Planeta devido a ingestão de lixo, a contaminação e poluição das águas e solos por substancias tóxicas, ou então, vítimas da mudança climática.

 Reclamamos do calor e do frio extremo, da seca e das inundações, mas o que fizemos e fazemos para salvar nossas florestas, matas ciliares, que são destruídas a troco de nada em relação ao serviço ambiental que prestam?

Isso é revoltante!!! Nossas ações IRRACIONAIS, que visam olhar só para o nosso umbigo, pensando no nosso conforto, no nosso lucro, no nosso poder, nos cegou a tal ponto que não percebemos que cavamos a nossa própria cova.

 E que além de estarmos levando a espécie humana para o extermínio, estamos levando muitas outras espécies que não tem nada a ver com o nosso modo de vida insustentável, egoísta e doentio que escolhemos para viver!

Vamos usar nossa inteligência, já que a possuímos para rearranjar nosso modo de vida em sociedade, não pensando apenas na espécie humana, mas nas demais espécies, que por mais que sejam vista erroneamente como inferiores, tem suas funções e estão aqui a muito mais tempo, e merecem continuar a existir, assim como nós.

Ser racional não é apenas pensar, e se preocupar com o que acontece no seu quadrado, mas sim, enxergar longe, sem fronteiras, para entender e respeitar o lugar de cada um nessa casa maravilhosa que nos acolheu tão bem, garantindo abrigo, alimentação e condições de crescermos e nos tornarmos melhores.  Que possamos aprender hoje, com os erros do passado, tornando um futuro harmonioso, com qualidade de vida para todos os que habitam neste Planeta 

                                                                Érica Sena - 22/02/16


#SejaRacional
#SerRacionalNãoÉPensarSomenteNoSeuQuadrado


                                                         
Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora

2 comentários:

  1. Grande realidade. A inteligência humana é egoista, poucos têm uma inteligência de partilha. Preciso de escrever sobre isto, porque desde Domingo que ando a pensar nisto da inteligência humana.

    ResponderExcluir
  2. É Sonia,
    cada vez me assusto mais..temos que repensar.
    Obg pelo comentário.
    Abs
    Érica Sena

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...