Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 28 de março de 2016

Vamos destinar nosso material reciclável corretamente Parte 3


Nessa matéria vamos saber mais sobre dois materiais: o papel e a embalagem longa vida
Depois de ler, você já saberá fazer a separação correta destes materiais.

Destinando corretamente o Papel
O papel tem como matéria-prima as fibras de celulose retiradas das árvores (eucalipto e pinus), e transformadas em pasta de celulose. Essas árvores são plantadas pelo homem para esse fim, e, portanto, são um recurso renovável de matéria-prima, mas por ser uma monocultura, deixa o solo pobre em nutriente, e além disso, ocupam os lugares de florestas. Basta andarmos por algumas rodovias do estado de São Paulo e veremos a plantação de eucaliptos e pinus em grandes quantidades, desequilibrando o ecossistema. Por isso o uso de papel reciclado é uma forma de evitar que árvores sejam derrubadas, e cada vez mais aumente a monocultura dessas espécies arbóreas.

Segundo o Portal de Cultura Ambiental na Escolas, o eucalipto tem fibras de celulose mais curtas e isso fornece um papel de superfície bem lisa, usado principalmente para escrever e para fotocópias. O pinus possui fibras de celulose mais longas e por isso é usado para fazer papel de caixas e embalagens que precisam de maior resistência.

Papel reciclado:
O papel reciclado é formado por diversos tipos de papéis descartados para a coleta seletiva, denominado de aparas, poupando assim, muitas árvores.
As aparas de papel enviadas para as centrais de triagem, são separados de acordo com o tipo de papel e quantidade de sujeira que elas contem. Quanto mais limpo o papel, mais valor de venda terá.

Quais são os quatro grandes grupos das Aparas?
1. Aparas de papel marrom (ondulados e Kraft)
2. Aparas de papel branco com pasta de alto rendimento (jornal e revista)
3. Aparas de papel branco sem pasta mecânica (offset e couché) 
4. Aparas de papel-cartão. 
As aparas de papelão ondulado respondem por cerca de 70% do total comercializado no país.                       (CEMPRE)
A reciclagem do papel não exige processos químicos para obtenção da pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios. Reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira. Portal de Cultura Ambiental na Escolas.
Papéis recicláveis: aqueles que podem ser separados para coleta seletiva: Jornais e revistas, listas telefônicas, papel sulfite/rascunho, papel de fax, folhas de caderno, caixas em geral (ondulado), aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunho, cartazes, caixa de pizza sem gordura, cartolina e papel cartão.

Lembremos que eles não devem conter gordura, caso contrário destiná-los ao lixo comum.


Papéis não recicláveis: papéis sanitários (papel higiênico), papéis plastificados, papéis engordurados, etiquetas adesivas, papéis parafinados, papel carbono, papel celofane, guardanapos e fotografias.

Segundo a WWF,

A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);
A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores;
A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera;
O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira. 

Não são poucos os motivos para separar o seu papel e destiná-lo à reciclagem, não é?

Destinando corretamente a embalagem longa vida

Com certeza, a maioria do seu lixo é formado de caixinhas longa vida, estou certa? Grande parte dos alimentos que compramos estão armazenados nessa embalagem. E então, o que fazer com elas? Elas são recicláveis?
Antes de explicar o que fazer com elas, que tal saber um pouco mais sobre elas?

Sobre a embalagem Longa vida (Tetra Pak)

"Uma embalagem deve gerar mais economia do que ela custa", disse Dr. Ruben Rausing, fundador da Tetra Pak, em 1950.
De acordo com a preocupação do fundador da Tetra Pak, as embalagens cartonadas ou caixinhas Longa Vida foram produzidas com o objetivo de proteger os alimentos, sem destruir os recursos naturais e gastando pouco energia na sua fabricação, estocagem e transporte.

Esta embalagem é formada por três diferentes materiais: papel (maior parte), plástico e alumínio. Juntos eles impedem a penetração da luz, do ar, da água e dos microrganismos, protegendo o alimento para que não estrague.
As embalagens Longa Vida são recicláveis, então você pode separá-las e destiná- las ás Centrais de Triagem.

Como fazer?
Basta tirar o resíduo existente, através de um enxague com água residual da pia, deixar e escorrer e amassar. Pronto, ela estará pronta para se juntar aos demais materiais recicláveis!

Nas Centrais de triagem, esse material é amarrado em fardos e vendido às empresas recicladoras de papel. Chegando às empresas, as embalagens são misturadas com água em um liquidificador gigante, chamado hidrapulper. As fibras absorvem a água e se separam do alumínio/plástico. Em seguida, as fibras são lavadas e purificadas, sendo aproveitadas para a produção de papel kraft para a confecção de caixas de papelão.
Agora já sabemos como fazer a separação do plástico, vidro, papel e embalagens Longa Vida. Na próxima matéria será falado sobre Metal.

(Fontes usadas: para pesquisa WWF,  Portal de Cultura Ambiental na Escolas -Tetra Pak)

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora
https://www.facebook.com/erica.sena1
https://www.facebook.com/pensar.eco1/

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...