Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 28 de março de 2016

Refeitório da Eldorado é abastecido por pequenos agricultores


Empresa passa a adquirir alimentos produzidos no assentamento Pontal do Faia

 Os pequenos agricultores do Pontal do Faia, assentamento rural da região de Três Lagoas (MS), agora são fornecedores de hortaliças e tubérculos para a Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br). 

A partir de abril, o refeitório da empresa do setor de celulose vai receber cerca de 1,8 tonelada, por mês, de alimentos produzidos localmente. Os produtos farão parte do cardápio de quase dois mil colaboradores.

A iniciativa está alinhada ao compromisso da companhia de estimular o desenvolvimento socioeconômico regional e fecha um ciclo de incentivos aos produtores, que começou em 2013 com o apoio ao programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), que beneficia 45 famílias de assentamentos próximos da fábrica da Eldorado. 

“Este projeto é um sucesso e está apoiado no desenvolvimento sustentável, que gera benefícios tanto aos agricultores quanto aos funcionários de nossa unidade”, afirma Luciana Bortoluci, gerente de Sustentabilidade da empresa.

Com o repasse de equipamentos que garantem a produção nos lotes, como caixas d’água e sistemas de irrigação, além de instrumentos de manejo de plantio, o kit Pais, apoiado pela Eldorado, promove a agricultura familiar em pequenas áreas como uma alternativa de trabalho e renda que reúne técnicas de simples difusão, baixo custo, grande retorno e sustentável. O programa, desenvolvido pelo Sebrae, inclui ainda uma série de ações para transformar o pequeno produtor num empreendedor rural.

“Esse é mais um incentivo que a Eldorado dá para nós, pequenos produtores. Estamos plantando mais e, consequentemente, aumentando a renda das famílias assentadas. Tudo isso, seguindo boas práticas e sem o uso de agrotóxicos”, afirma Jair Pinto, presidente da Associação das Hortas do Pontal do Faia.

Como a produção é toda orgânica, os funcionários da Eldorado também se beneficiam com a iniciativa. “Pesquisas e estudos tem demonstrado que produtos orgânicos, sem a adição de agrotóxicos podem ser benéficos ao organismo humano. Além de contribuir com a sustentabilidade da região, gerando negócios e renda, os alimentos orgânicos são mais nutritivos e têm aroma e sabor mais intensos”, afirma Daiana Lopes, nutricionista da empresa.

Vendas a funcionários
Desde o começo do ano, a Eldorado Brasil estimula funcionários a adquirir os produtos fornecidos pelos agricultores do Pontal do Faia. A entrega é feita mensalmente por encomendas, que são entregues em sacolas retornáveis contendo um tempero, duas verduras, dois legumes e uma fruta.

Sobre a Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil é uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo. Conta com diferenciais como: florestas próprias certificadas, geração de energia a partir de biomassa, reaproveitamento de recursos e um modelo logístico inovador, competitivo e com baixa emissão de carbono. Também promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da região em que atua.

Com investimento de R$ 6,2 bilhões, foi construída em tempo recorde e começou a operar no final de 2012. Seu complexo industrial e base florestal estão localizados no Mato Grosso do Sul. Também possui um viveiro no interior de São Paulo, com capacidade de produção de 28 milhões de mudas ao ano. Distribui sua celulose para o Brasil e para o mundo.

Para atender com qualidade à demanda global, conta com parque industrial moderno com capacidade para produzir até 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e com processos sustentáveis, base florestal renovável e excelência nos processos de distribuição.


Fonte: CDN – Comunicação Corporativa



<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...