Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 3 de abril de 2016

Vamos destinar nosso material reciclável corretamente? Final



Agora para concluir essa série de matérias, falta falar sobre o descarte de metal.


Destinando corretamente o metal
Você sabia que o metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia?

É encontrado em embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos
Os metais podem ser separados em dois grandes grupos:

1- Ferrosos, compostos por ferro
Encontrado em: utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas.

2- Não-Ferrosos composto por:
Alumínio: Latas de bebidas, esquadrias;
Cobre: cabos telefônicos e enrolamentos elétricos, encanamentos; 
Chumbo: baterias de carros, lacres;
Níquel: baterias de celular; 
Zinco: telhados, baterias. 

Ciclo de vida do Metal
Os metais são extraídos da natureza na forma de minérios. O homem descobriu, há milhares de anos, que ao aquecer o minério, no caso o ferro, ele se liquidificava, podendo fabricar vários objetos.
Existem vários tipos de metais: ferro, cobre, estanho e alumínio.
O metal ferro tem como matéria o minério do ferro. Já o cobre tem como minerais a cuprita, azurita, entre outros.
O metal estanho tem como mineral a cassiterita, já o alumínio tem a bauxita.
Aço é uma liga de metal produzida quando o ferro é aquecido com carvão (carbono)

A utilidade dos metais em nosso cotidiano
Uma grande parte dos nossos alimentos sólidos e líquidos são envasados em latas, que podem ser de aço ou alumínio.
Segundo o Portal Cultura Ambiental nas Escolas, as latas de conserva de alimento são feitas de aço. Para não enferrujar em contato com o ar e não estragar os alimentos, o aço nelas contido é revestido por uma fina camada de estanho ou cromo.
O alumínio é outro metal bastante utilizado para embalagens de alimentos, principalmente latas de bebidas. O alumínio, extraído de um minério chamado bauxita, é leve, resistente, e não enferruja em contato com o ar.

De acordo com um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o mercado mundial de bebidas consome 218 bilhões de latas por ano, sendo que:
        170 bilhões são de alumínio
        48 bilhões de aço.

Destinação do Metal
Quando separamos as embalagens de metal, enviando para a coleta seletiva, garantimos a produção do metal reciclado, evitando a extração de minérios na natureza. Mas quando descartado no meio ambiente, haverá contaminação do solo com seus componentes perigosos e cancerígenos ao ser humano.


Processo de reciclagem dos metais:
Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.


Metal reciclado:
      tem praticamente todas as características do metal comum;
       pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.
O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo.

Embalagens de alumínio

Vantagens das embalagens de alumínio em relação às de aço:
      são mais leves, resistentes, e não enferrujam em contato com o ar;
       têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo, o que é fundamental na economia de energia elétrica;
      pode ser reciclado infinitamente e o tempo que leva para uma latinha velha voltar para a cadeia produtiva é de, no máximo, 40 dias, muito menor que para as latas de aço.
      Uma opção menos impactante ao meio ambiente
No Brasil, 100% das latinhas consumidas no Sul e no Sudeste são de alumínio.

As embalagens de alumínio são: latas, bisnagas, bandejas, folhas finas, aerossóis, etc.
As latas de alumínios são muito usadas em latas de bebidas: cervejas, refrigerantes, chás, sucos, assim como nas embalagens de refeições prontas (“quentinhas”).

As latas de alumínio são altamente recicladas no Brasil, devido a geração de renda, e não tanto a conscientização ambiental, mas mesmo assim é um dado válido e importante, até porque, 01 Tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 05 toneladas de bauxita.

Embalagens de Aço


O aço, tem como propriedades: a resistência a baixas e altas temperaturas; superfície que evita o acúmulo de resíduos; composição química que o impede descascar; baixo custo de manutenção. ((Instituto Aço Brasil)
As embalagens de aço são usadas pela indústria em geral. As embalagens de aço são 100% recicláveis, por isso é importante ser descartado corretamente por todos nós. Elas são importantes na conservação e transporte de:  alimentos, produtos químicos, agrícolas, tintas, gases de cozinha e industriais. Especialmente em relação aos alimentos, o aço evita a contaminação, assegurando a sua qualidade.


Onde são empregadas?
Em restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, laboratórios, empresas em geral e nos utensílios usados nas residências.
No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam da sucata para fazer um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é uma planta de reciclagem. O principal mercado associado à reciclagem de aço é formado pelas aciarias, que derretem a sucata nos altos fornos e transformam-na em novas chapas de aço. O interessante é que o aço para reciclagem não precisa ser totalmente livre de contaminantes, já que o próprio processo é capaz de eliminá-los.   (ABEAÇO)

Metais recicláveis: latas de aço e alumínio (de refrigerante, de cerveja, de alimentos em conserva, de óleo, produtos de limpeza) são recicláveis, assim como sucatas de ferro, alumínio e aço.

Metais não recicláveis: os clipes, grampos e esponjas de aço

E o que fazer com as Pilhas comuns e baterias?
Elas devem ser encaminhadas aos fabricantes ou destinadas em coletores especiais existentes em comércios especializados. Infelizmente ainda são poucos pontos de descarte de pilhas e baterias, e acabamos jogando no lixo normal. Mas procure saber onde existem, pois, algumas redes de hipermercados, de drogarias, têm este serviço.

Agora que já sabemos como são produzidos a maioria das embalagens e produtos usados em nossa vida, e, quais deles podem ser reciclados, se junte ao nosso time, separe seu material diariamente e destine a coleta seletiva em seu bairro.
Não custa nada, mas fará muito bem ao planeta e a todos catadores de materiais recicláveis que geram renda de forma honesta e sustentável, a partir da venda desses materiais às empresas recicladoras.


Se você tem dúvida de onde descartar seus materiais, indico alguns sites de busca:
#ColetaSeletivaJá
#SepareSeuLixo
#Repense #Recuse #Reduza #Reutilize #Recicle
#LixoGeraRenda
#RespeitoAosCatadores
#ReciclagemPoupaRecursosNaturais

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora
https://www.facebook.com/erica.sena1

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...