Foto: Romulo Silva |
Registros na natureza da espécie ameaçada de extinção são muitos raros e comprovam a necessidade de proteção das áreas naturais do Paraná
Um registro raro e importante para a fauna paranaense foi feito na região dos Campos Gerais do Paraná. Foi fotografada uma das duas águias-cinzentas (Urubitinga coronata), avistadas em comportamento reprodutivo. A espécie está classificada como em perigo (EN) de extinção no estado, segundo lista do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O registro foi feito pelo técnico de monitoramento da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Romulo Silva.
A ave de grande porte está no topo da cadeia alimentar, se alimentando de mamíferos, aves, répteis e até animais encontrados mortos. Ela atinge de 75 a 85 centímetros de comprimento e pode pesar até 3,5 quilos.
Por seus hábitos, é naturalmente difícil ver a ave na natureza, mas o fato de haver poucas da espécie no meio ambiente aumenta esta dificuldade. Segundo o pesquisador e ornitólogo Pedro Scherer-Neto, “pode se dizer que é um dos maiores registros ornitológicos dos últimos tempos no Paraná”. É importante ressaltar o registro visual de cópula feito pelo técnico, uma vez que não existem registros deste comportamento reprodutivo presenciados na natureza para o Paraná, algo raríssimo de se testemunhar.
Em âmbito nacional, a águia-cinzenta também está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, classificada também como em perigo de extinção de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: PG1
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">
---conte>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco