Plataforma, promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, alcançou 20 mil cadastrados em 2015
O Edukatu, primeira rede online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil, disponibilizará neste ano cerca de 20 novos conteúdos sobre temas como reciclagem e crise hídrica, entre outros.
Para estimular a aprendizagem e a interação na plataforma, o material será apresentado por meio de infográficos, games, animações, textos e planos de aula. Depois de lançado, todo o conteúdo fica disponível gratuitamente na plataforma online (www.edukatu.org.br) para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
Para estimular a aprendizagem e a interação na plataforma, o material será apresentado por meio de infográficos, games, animações, textos e planos de aula. Depois de lançado, todo o conteúdo fica disponível gratuitamente na plataforma online (www.edukatu.org.br) para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
O interesse e a preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade geraram aumento de 83% na média mensal de visualizações da página entre os anos de 2014 e 2015. Além do elevado número de visitas, a quantidade de inscritos também dobrou em 2015, atingindo a marca de 20 mil cadastrados, provenientes de mais de duas mil escolas nos 27 estados. Destes, cerca de 7 mil se envolveram diretamente em projetos de intervenção em suas comunidades escolares, mobilizando aproximadamente 43 mil pessoas para o consumo consciente.
Entre as estratégias aplicadas para ampliar o alcance do Edukatu está a mobilização semipresencial de professores e alunos em Alagoas, realizado em parceria com o Instituto Lagoa Viva – programa que promove oficinas dedicadas à educação ambiental para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local em Maceió (AL). A estratégia também vem sendo colocada em prática em São Paulo, em parceria com três diretorias regionais de ensino do município (Jaçanã/Tremembé, Campo Limpo e Capela do Socorro).
Já a campanha de mobilização "A Natureza das Coisas 2015", criada para estimular a discussão e análise dos impactos do ciclo de vida dos produtos, que vai desde a produção até o uso e descarte, envolveu escolas de todo o Brasil e teve um alcance total de mais de 10 mil pessoas. Nessa edição, foram premiados três professores, um de São Paulo e dois de Alagoas – confira a videorreportagem sobre o projeto da escola vencedora em https://youtu.be/m0TTwWb5wDo.
A Braskem, maior petroquímica das Américas, e o Instituto Akatu promovem a plataforma com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos e o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Braskem nas redes sociais
Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.
Fonte: CDN Comunicação
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">
---conte>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco