Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Biogás gerado no tratamento do esgoto de SP se transformará em energia limpa

Após o tratamento de esgoto, o lodo é o resíduo mais valioso devido à sua grande quantidade e riqueza de matéria orgânica. | Foto:Reprodução (Ciclo Vivo)
Esgoto de SP será usado para produzir energia limpa
A estratégia não se trata apenas da geração de energia limpa, mas é, principalmente, uma resposta à PNRS.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou recentemente o edital para a criação de um sistema que transformará o lodo acumulado durante o tratamento de esgoto em energia, através do biogás. O projeto inicial deve ser construído na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.
A estratégia não se trata apenas da geração de energia limpa, mas é, principalmente, uma resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inclui diretrizes sobre estruturas de saneamento básico. Segundo a Sabesp, apesar de o logo corresponder a uma média de 2% do volume total do esgoto tratado, a disposição final destes resíduos está cada vez mais distante dos grandes centros, o que praticamente obriga a empresa a repensar soluções para a destinação final e reciclagem do lodo de esgoto.
Após o tratamento de esgoto, o lodo é o resíduo mais valioso devido à sua grande quantidade e riqueza de matéria orgânica. Assim, o projeto pretende aproveitar este potencial para “minimizar custos e impactos ambientais”.
Em seu edital, a Sabesp apresenta um projeto para que, apenas da ETE Barueri, sejam administradas 500 toneladas de lodo por dia. O material deve ser convertido em lodo seco através de um processo que mantenha a temperatura adequada para manter os digestores da companhia em funcionamento, ao mesmo tempo em que aproveita o biogás excedente para a produção de energia elétrica.
O resíduo dessa operação, segundo a Sabesp, será de total responsabilidade da empresa que vencer o edital. Que pode vir a comercializar o material ou descartá-lo corretamente dentro dos padrões da Política Nacional de Resíduos Sólidos,
Leia também: 
"O BIOGÁS é um combustível gerado no processo de biodigestão do lodo e possui alto poder calorífico. Atualmente é utilizado apenas para manter o aquecimento dos biodigestores e o excesso de BIOGÁS é queimado." Sabesp

Fonte: CicloVivo e Sabesp 

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...