Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Conheça o livro "Crianças e Natureza - Reconectar é preciso"



Obra de pesquisadora baiana levanta a importância de incentivar as crianças a terem mais contato com a natureza - antes de que seja tarde demais para isso

Com o objetivo de ressaltar a importância das interações entre as crianças e os ambientes naturais, Crianças e Natureza – Reconectar é preciso é um alerta para as graves consequências físicas e psíquicas de um cotidiano infantil sedentário e conectado a dispositivos eletrônicos (sejam eles tablets, celulares, computadores ou outros).

Nesta obra, a psicóloga Cristiana Profice reúne os principais resultados de pesquisas sobre o tema em termos nacional e internacional. A conclusão a qual ela passa para o leitor é que a reconexão entre crianças e natureza é mais do que urgente, sob o risco de aumento de distúrbios físicos e emocionais causados pela privação de interações cotidianas com os ambientes naturais, seus seres e processos.

A interação entre pessoas, sobretudo as crianças, e os ambientes e seres naturais é uma condição necessária tanto para a saúde e o bem-estar dos humanos, bem como para o fortalecimento de uma consciência ambiental capaz de reverter os problemas ambientais hoje enfrentados em escala global.” (p. 7)

Um outro efeito nefasto do afastamento entre crianças e natureza é o desinteresse das pessoas pelo mundo natural que, sem conhecê-lo, não se empenham em sua proteção, agravando, deste modo, os problemas ambientais contemporâneos.

Apesar deste alerta, as pesquisas científicas – apresentadas no livro – deixam claro que nem tudo está perdido e que ainda há tempo para reversão da situação, basta que seja devolvido às crianças o direito delas de contato com a natureza, da qual todos nós fazemos parte.

A leitura deste livro por pais, educadores e mesmo por crianças e adolescentes, certamente, já vai iniciar uma mudança de pensamento acerca da importância da natureza para a humanidade e de nossa responsabilidade para com sua proteção.

Trata-se de salvar a espécie humana, de dar às próximas gerações a oportunidade de estabelecer interações mais equilibradas e respeitosas com a Natureza, seus seres e processos. Para fim, reconectar as crianças é preciso. E urgente. Antes que seja tarde demais.


SOBRE A AUTORA

Christiana Profice é doutora em Psicologia e, há muitos anos, vem se dedicando à pesquisa na área da Psicologia Ambiental sobre a interação entre crianças e ambientes naturais. Atualmente, é professora titular e pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) como docente e orientando pesquisas em Ciências Ambientais.

Crianças e Natureza – Reconectar é precisoCristiana ProficeFormato: 20X20cmPáginas: 200ISBN: 978-85-8442-157-2Preço: R$39,90














Fonte: Lilian Comunica
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...