Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Intervenções Artísticas Recicladores no Expocatadores 2016



EXPOCATADORES 2016: INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS PROMOVE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE CATADORES

Evento traz um novo olhar sobre a reciclagem de “resíduos sólidos” e estimula a economia criativa do setor através da arte.

Intervenções Artísticas Recicladores - Catadores visão para o futuro, da Expocatadores 2016, acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento visa apresentar a arte como instrumento de transformação social e estímulo à economia criativa de recicladores e catadores de materiais recicláveis.

Através de exposição, oficinas de técnicas artísticas e mostra audiovisual, a atividade pretende estimular novas formas de pensar a reciclagem com experiências inovadoras, incentivando a criação de ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos sólidos.

Haverá ainda palestras e debates com a participação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, trazendo diversos temas sobre as necessidades da categoria profissional, experiências de coletas, seleção de descarte correto, inclusão social e valorização dos catadores, além de novas ferramentas e caminhos para o setor.

A exposição é assinada pelo designer, cenógrafo e artista plástico Nido Campolongo, conhecido por sua pesquisa com materiais recicláveis, transformando resíduos industriais em objetos e mobiliários sofisticados. Nido vai expor obras com design inovador e contemporâneo como o quadro “Ubatuba” que tem uma pintura em foto impressa sob em tela feita de tecido pet e o “Sofá Ubatuba”, elaborado com o mesmo material.Para o curador as intervenções artísticas estimulam a criatividade no uso dos recicláveis. 
“Quando você agregar valor estético e beleza, você toca a emoção das pessoas, provocando uma reflexão nelas. Isso ajuda o surgimento de um novo olhar sobre esses materiais e estimula as pessoas a criarem novas possibilidades a partir da reciclagem”, diz o artista.

O artista apresenta também as obras “Luminária Cone” e “Mesa Cone”, construídas a partir de cones de linhas de costura; o “Apanhador de Sonhos” com um cesteiro indígena, composto de fios de papel; o “PUF Sacolinhas” de sacolas de plástico biodegradáveis e o “Banco Vergalhão”, fabricado com ferros de colunas de concreto pós-consumo e madeira residual de demolição.

Oficinas simultâneas com arte educadores vão acontecer durante os três dias do evento, nas quais os participantes terão contato direto com o processo artístico e a confecção de produtos elaborados com recicláveis. Na oficina “Almofadas Plásticas”, o público aprenderá a fazer almofadas de sacos plásticos com o artista Nido Campolongo.

 Em “Fauna e Flora”, o artista plástico Carlos Gomes vai ensinar como fazer mini esculturas de garrafas pet e embalagem de salgadinhos. “Vasos da Primavera”, ministrada pela mosaicista Camila Patah, mostrará como criar lindos e delicados mosaicos em vasos de cerâmica.

A exposição Intervenções Artísticas Recicladores - Catadores visão para o futuro conta com o patrocínio da Braskem, Pepsico e do Instituto Votorantim, empresas que desenvolvem projetos inovadores em reciclagem de resíduos sólidos.

Serviço
 “Intervenções Artísticas Recicladores - Catadores visão para o futuro”
Local: Fundação memorial da América Latina - Biblioteca – Praça Cívica |
Endereço:  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP | 
Quando: 17, 18 e 19 de outubro | 
Horário: das 9h00 às 18h00 | Entrada franca.

Os espaços
Auditório da Biblioteca – Abertura, painéis e palestras, programação de áudio visual.
Foyer – Exposição/ Instalação de obras contemplativas.
Área externa –  Oficinas em tendas.

Oficinas Criativas – Área externa do Memorial

1 – “Almofadas de Sacos Plásticos” com o designer, cenógrafo e artista plástico Nido Campolongo.
Duração: 60minutos Horários das turmas: 10h00 as 11h00 | 11h00 as 12h00 | 14h00 as 15h00 | 15h00 as 16h00 | 16h00 as 17h00 | 17h00 as 18h00 | Número de participantes: 20 pessoas por turma.

2 – “Fauna e Flora” com o artista plástico do meio ambiente, Carlos Gomes.
Duração: 60minutos Horários das turmas: 10h00 as 11h00 | 11h00 as 12h00 | 14h00 as 15h00 | 15h00 as 16h00 | 16h00 as 17h00 | 17h00 as 18h00 | Número de participantes: 20 pessoas por turma.

3 –  Vasos da Primavera” com a mosaicista Camila Patah.
Duração: 60minutos Horários das turmas: 10h00 as 11h00 | 11h00 as 12h00 | 14h00 as 15h00 | 15h00 as 16h00 | 16h00 as 17h00 | 17h00 as 18h00 | Número de participantes: 20 pessoas por turma.


Sobre os patrocinadores

BRASKEM - Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e a sexta maior petroquímica do mundo, com produção anual de 16 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos. A companhia aposta em soluções que melhorem a vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável. Entre os projetos que apoia com foco no pós-consumo, destacam-se: o ser+realizador, programa que auxilia os catadores por meio de investimentos em equipamentos e infraestrutura de unidades de triagem, capacitações profissionais e consultorias personalizadas para melhorar a renda individual dos trabalhadores; e o Wecycle, que atua em parceria com brand owner, transformadores e recicladores – no desenvolvimento de soluções, produtos e processos envolvendo a reciclagem de Polietileno, Polipropileno e PVC.

PEPSICO - Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Com receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2015, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®, GATORADE®, PEPSI-COLA®, QUAKER® eTROPICANA®, a companhia possui 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo. No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em  pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS® e FOFURA® snacks), EQLIBRI™ e  MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea(chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW® ePEPSI-COLA® (bebidas com gás), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal). A companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de mais de 13 mil funcionários. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE®, LIPTON® Ice Tea e MOUNTAIN DEW®, aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.
No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável e  valor para os acionistas. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.

 Fonte: Eko Comunicação

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...