Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Nova espécie do gênero Amazophrynella foi descoberta no sul da Amazônia

Espécime macho encontrado no município de Cotriguaçu, MT (Foto: Robson Waldemar Ávila et al)
Nova espécie do gênero Amazophrynella, descoberta no sul da Amazônia, carrega no nome uma expressão regional mato-grossense
Amazophrynella vote foi registrada nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A anotação mato-grossense de 2009, por exemplo, é da Fazenda São Nicolau em Cotriguaçu. O anfíbio é castanho e possui o ventre marrom-avermelhado, dorso coberto por verrugas e o primeiro dedo mais curto que o segundo. O tamanho mediano da espécie é uma característica marcante, que causa espanto na população local.
 A interjeição “vôte”, de assombro, foi comumente ouvida quando os pesquisadores explicavam que os indivíduos encontrados eram adultos e não jovens. A nova espécie foi classificada pelo grupo de estudiosos liderados pelo doutor em “Biologia Geral e Aplicada” e professor da Universidade Regional do Cariri, Robson Waldemar Ávila. O artigo foi divulgado na revista científica sobre Zoologia Sistemática, Zootaxa.
As três espécies conhecidas do gênero Amazophrynella possuem comportamento reprodutivo semelhante: os ovos pigmentados e numerosos são depositadas em lagoas temporárias. Entretanto, diferente da Amazophrynella bokermanni Amazophrynella minuta, o anfíbio recém identificado não possui o ventre brilhante ou grandes manchas – em vez disso, apresenta pequenos pontos brancos. O inchaço lateral no pescoço também está ausente na A. vote. Os machos adultos são menores que as fêmeas e possuem garganta pigmentada. Os espécimes encontrados no município de Aripuanã – MT e do Parque Nacional das Nascentes do Lago Jari – AM possuem o dorso acinzentado, enquanto os indivíduos observados em Cotriguaçu – MT e Manicoré – AM possuem coloração marrom.
A população de A. vote está em regiões sob forte pressão de usinas hidrelétricas, extração de madeira e exploração mineral no estado do Mato Grosso. Considerando a degradação do habitat da espécie, iniciativas de conservação ambiental podem ajudar na preservação desses anfíbios. Alguns exemplos são a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na Fazenda São Nicolau e as unidades de conservação da Reserva Biológica de Jaru – RO.
Os pesquisadores apontaram também a necessidade de estudos futuros para avaliar a diversidade do gênero Amazophrynella e identificar novas espécies. Os indivíduos observados na pesquisa científica foram depositados na Coleção zoológica de vertebrados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).
Referência bibliográfica:
Avila, R. W., Carvalho, V. T., Gordo, M., Ribeiro, K., & Morais, D. (2012). A new species of Amazophrynella (Anura: Bufonidae) from southern Amazonia. Zootaxa3484, 65-74.
Mais informações: reflorestamentoecarbono.com.br
Fonte: Forest Comunicação'
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...