Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Troca de conhecimentos marca a 18ª Fimai Ecomondo


Feira reuniu autoridades das três esferas de governo, entidades de classe, empresas e instituições de pesquisa que destacaram o intercâmbio de conteúdos técnicos e inovações para gerar resultados em prol da sustentabilidade

Com destaque para o intercâmbio de conteúdos técnicos e valorização da inovação em prol da sustentabilidade, a Feira Internacional de Meio Ambiente Indústria e Sustentabilidade – Fimai Ecomondo, aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2016, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, SP. Organizada pela Expo Estratégia Brasil Produção e Eventos, esta edição – que contou com 40 expositores nacionais e internacionais, representados por países como Itália, China, Alemanha, Polônia e Canadá – recebeu mais de 4.000 visitantes altamente qualificados.

Na abertura oficial estavam presentes personalidades nos cenários empresarial e de sustentabilidade, como Ricardo Soavinski, secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente; Gilberto Natalini, vereador do Município de São Paulo; Michele Pala, cônsul Geral da Itália; Edoardo Pollastri, presidente da Italcam - Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura; deputado federal Carlos Gomes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem; Paulo Dallari, diretor adjunto do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp; e Antonio Velloso Carneiro – secretário-adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Representando o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, Soanvinsk apontou que o arranjo institucional de negócios propiciado em eventos como este é uma ferramenta que tem que ser aplicada fortemente.

 “Acredito muito que a iniciativa privada tem condições de nos ajudar a fazer um ciclo virtuoso e, com isso, melhorar a qualidade de vida nas cidades”, salientou Soavinski.

Já o deputado federal Carlos Gomes, frisou que a Fimai Ecomondo é o encontro para troca de experiências e que nos mostra novas tendências que são perfeitamente aplicáveis no dia a dia das empresas e órgãos públicos. 

A exemplo de países como a Itália e a Alemanha, o Brasil precisa olhar para a reciclagem como aspecto econômico. A feira valoriza essa conduta, potencializa as iniciativas que já existem, por meio das tecnologias e serviços, e abre oportunidades de diálogos entre diversos atores para alavancar o mercado da reciclagem nacional”, destacou.

O secretário adjunto da SMA - Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Antônio Velloso, representando o governo de São Paulo, destacou que a interação entre setores público e privado é um vetor positivo para a realização de bons negócios. “Por isso, deixamos a SMA de portas abertas para o diálogo com os empresários presentes neste evento”, declarou.

Os pronunciamentos das demais autoridades também ressaltaram o caráter inovador da feira para estimular o empreendedorismo necessário para colocar o Brasil no mesmo patamar de investimentos sustentáveis de países da Europa e promover negócios promissores entre os players do mercado ambiental em toda a América Latina.

Atrações desta edição
Na oportunidade foi anunciado o lançamento da ECOMONDO BRASIL 2017, com as presenças de Ivo Nardella, diretor do Grupo Tecniche Nuove; e Paulo Aldino, diretor internacional da Rimini Fiera e sócio da Expo Estratégia, que apresentou o projeto.

A transição entre a Fimai Ecomondo e a ECOMONDO BRASIL 2017 foi marcada pela realização de várias áreas demonstrativas, como o Palco de Inovações, coordenado pela Abrelpe - Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, onde aconteceram as apresentações do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, o RoadMAP de Resíduos para o fechamento dos Lixões, Diálogos Abrelpe sobre as 10 visões para o aprimoramento da gestão dos Resíduos, e palestras de especialistas renomados no setor de empreendedorismo e sustentabilidade.

Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Abrelpe, destacou o potencial das áreas demonstrativas para agregar conhecimento e troca de informações entre os visitantes e especialistas. Ele observou que com este formato diferenciado a feira se posicionou, já nesta edição, como um centro de encontro qualificado e disseminador de conteúdos. “Este formato novo funcionou muito bem e agregou valor ao evento como um todo. Por isso, acredito que a feira passa a ser vista como uma referência, pois as dinâmicas desenvolvidas nas áreas demonstrativas foram muito produtivas e, certamente, renderão muitos frutos para a próxima edição”, observou Silva Filho.  

Durante os três dias também foram promovidos os tradicionais SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e a Conferência Oil Spill Brazil; a Praça de Gestão Ambiental com apresentação de cases inéditos dos expositores; a Praça de Eficiência Energética com apoio da Abesco - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, onde foram apresentados estudos de casos e experiências bem-sucedidas no setor de Energia.

Soluções ecoeficientes
Com foco no desenvolvimento da economia circular, serviços e soluções para promover a ecoeficiência nas empresas, os expositores da XVIII Fimai Ecomondo apresentaram inovações e produtos que são referências no mercado ambiental. As expectativas corresponderam ao objetivo da exposição: fomentar o intercâmbio comercial e proporcionar a disseminação de conteúdos técnicos de alto nível. Alguns expositores destacaram a participação bem-sucedida nesta edição:

Para a Sanwey Indústria de Containers, que expôs sua linha de embalagens homologadas para resíduos, a feira é importante para manter a empresa em evidência no mercado. “Mostramos nosso produto e que há solução para o descarte adequado de resíduos contaminados. Tivemos um bom feedback dos visitantes e temos a expectativa de formalizarmos grandes negócios pós-evento”, declarou.

A Brasep é uma consultoria especializada em meio ambiente com atuação em níveis nacional e internacional, que apresentou nesta edição da feira o produto Brasep Inovation, o qual trata-se de uma representação comercial de empresas que só trabalham com produtos Green, voltados para empresas e residências. “Esta edição mostra que o mercado ambiental está evoluindo muito, o que reforça nossas expectativas com o setor no Brasil. Tivemos um bom retorno dos visitantes e pudemos promover a Brasep também com os próprios expositores”, comentou.

Com a exposição da van do projeto Rubbermaid Experience, que circula pelos principais clientes do Brasil levando soluções e proporcionando dinâmicas e interações dos clientes com os produtos, a Rubbermaid Commercial Products participou desta edição apresentando também os produtos focados em resíduos e indústria. Marina Belini, do setor de Marketing da empresa, frisou que os nossos produtos estão em comum acordo com as propostas da feira que, entre eles, é dar ênfase para a adoção da sustentabilidade nos mais diversos tipos e portes de empresas. “Conseguimos dar mais visibilidade para a nossa empresa, como uma marca sustentável e que tem vários recursos para ajudar as empresas a atuarem em consonâncias com os processos ambientais adequados. Recebemos visitantes de diversos perfis e que, certamente, vão gerar bons negócios”, considera Marina.

Especializada na fabricação de equipamentos mobiliários sustentáveis reutilizando materiais recicláveis, que contenham alumínio e plástico em sua composição, como bisnagas de creme dental, embalagens de dermocosméticos, pomadas e shampoos, a Ecofour considerou a exposição um ótimo momento para expor seus produtos e divulgar o trabalho inovador da empresa. Deborah Japelli, assessora de comunicação da Ecofour, contou que participar desta edição da feira foi muito positivo. “Foi a primeira vez que expomos nossos produtos e tivemos um retorno muito bom dos visitantes”, avaliou. Deborah destacou que os visitantes serão multiplicadores da Ecofour no mercado em geral. “Nossas perspectivas são muito boas”, concluiu.

Em 2017, a ECOMONDO BRASIL acontece nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, na Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, SP.

Fonte: Expo Estratégia Brasil Produção e Eventos 
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...