Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Artistas internacionais pintam os papagaios do Brasil



Como encerramento do Ano do Papagaio, grupo se mobilizou para produzir obras retratando espécies ameaçadas da Mata Atlântica


Durante todo o ano de 2016 a campanha Ano do Papagaio, criada pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) em parceria com projetos de pesquisa e preservação de papagaios, alertou para o tráfico de animais silvestres que põe várias espécies em risco de extinção. Para encerrar a campanha, um grupo de artistas e biólogos retratou quatro espécies de papagaio da Mata Atlântica e uma espécie presente também nos biomas Pantanal, Catinga e Cerrado. As obras inspiradas no papagaio-da-cara-roxa, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro foram reunidas em um banner que será utilizado em campanhas de educação ambiental.

Os desenhos e pinturas de diversos estilos foram feitos por artistas plásticos de países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Guatemala e Brasil, integrantes do ABUN (Artists & Biologists Unite for Nature). Os criadores do grupo, a artista americana Kitty Harvill e seu marido, o alemão Christoph Hrdina, acreditam que a arte pode ter um efeito especial sobre as pessoas na busca pela consciência ambiental. “Queremos chamar atenção para a natureza através da força emocional da arte”, explica o casal.  “As imagens estarão sempre livres de copyright, à disposição dos biólogos e projetos de conservação para trabalhos educativos”.

Vivendo entre o Brasil e os EUA desde 2006, quando se mudou para Curitiba, Harvill faz parte do grupo de 500 artistas certificados pela organização internacional Artists for Conservation por dedicar sua obra a causas ambientais. Hrdina deixou Frankfurt, onde era banqueiro, para trabalhar com preservação da natureza no Brasil. Em 1986, foi co-fundador da Funatura, fundação de conservação do cerrado brasileiro, e hoje se dedica à proteção da Mata Atlântica. O casal se encantou com o Projeto Papagaio-de-cara-roxa, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), acompanhando a equipe durante o trabalho de campo no litoral paranaense. A experiência inspirou o desafio de pintar os papagaios ameaçados das florestas brasileiras. Em 2012, Kitty Harvill ilustrou o livro infantil “Vida Livre – A História do Papagaio-de-cara-roxa”, iniciativa de educação para conservação da espécie.

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa é desenvolvido pela SPVS desde 1998. Os técnicos da ONG monitoram anualmente a população da espécie e participam de atividades de manejo e educação para conservação com as comunidades próximas às reservas. Com ações como a instalação de ninhos artificiais de madeira e PVC, que suprem a falta de ocos de árvores, a população das aves tem aumentado nos últimos anos. Em 2014, a situação do Papagaio-de-cara-roxa na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção melhorou, saindo de “vulnerável” para “quase ameaçado”. No entanto, o alerta de conservação da espécie permanece, devido à grande quantidade de papagaios capturados para serem vendidos de forma ilegal e da destruição de seu habitat.








Fonte: Pg1
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...