Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Nova Friburgo dá um passo para implantação do Programa de Coleta Seletiva




Mais de uma década se passou e a Política Nacional de Resíduos sólidos- PNRS  (Lei nº 12.305/10) infelizmente não avançou muitos nos estados brasileiros. Os lixões continuaram a existir,  a logística reversa ainda caminha como um bebê engatinhando, a responsabilidade ainda não foi compartilhada por todos que formam a cadeia produtiva, e pior, a coleta seletiva não passa de utopia para maioria dos estados. Enfim, nadamos, nadamos, mais estamos morrendo na praia, praia essa cheia de lixo. 

 Relembrando  os instrumentos da Lei nº 12.305/10) que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos nos deparamos com os planos de resíduos sólidos que se dividem em:
nacionais, estaduais, microrregionais, intermunicipais, municipais e planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

A PNRS, sancionada em 2010, foi motivo de muita discussão, e era sabido que para ela sair do papel e ter êxito dependeria da participação de representantes de toda cadeia produtiva e de todas esferas do governos, o que infelizmente não aconteceu.  Nem os Planos de resíduos estaduais e municipais foram cobrados, colocando tudo a perder os programas de implantação de coleta seletiva no Brasil.

 Muitos municípios de todas as regiões do Brasil, incluindo do sudeste ainda não tem programa de coleta seletiva, sendo que todo o material, que poderia ser reciclado ou reaproveitado, continua sendo jogado em aterros sanitários, ou na pior das hipóteses em lixões e na natureza. 

O descarte  incorreto do " lixo", além de ser um problema ambiental grave, como:  degradação do solo e da a água, aumento da produção dos gases estufas, interferência negativa nos ecossistemas, prejudica também a saúde humana (aumento de vetores de doenças, contaminação dos recursos naturais, etc), mas continuam colocando o lixo pra debaixo do tapete fingindo que está tudo certo. Realmente  assuntos ambientais, sociais e de saúde não fazem parte da preocupação do atual governo, piorando ainda mais essa problemática.

Por mais que o cenário atual seja amedrontador em todos os sentidos, podemos ver luz no fim do túnel ao saber de projetos que visam melhorar um local, atuando de modo sustentável.
Veja o caso de Nova Friburgo!


Nova Fribugo: município do estado do Rio de Janeiro com uma população estimada  de 190 084 (2018) Wikipédia

A Vereadora Priscilla Pitta , apresentou à Câmara Municipal de Nova Friburgo a PLO 002-2021 que dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva com Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável e o Sistema de Logística Reversa e seu Conselho Gestor, que será votado agora no começo de junho.

Segundo ela, este projeto visa promover ações de gerenciamento dos resíduos sólidos e conscientização da sociedade por meio de atividades de Educação Ambiental, já que este município sofre com a falta de informação, e consequentemente falta de conscientização no que se refere a  separação e destinação dos resíduos. A instrução da população de como fazer a separação do material reciclável e reutilizável, de onde descartá-lo corretamente, e de quais os benefícios dessa ação, seja eles, para a natureza , ou para dezenas de famílias que se beneficiarão da renda vinda da venda destes materiais para reciclagem, despertarão uma visão reflexiva sobre essa pequena ação diária.

 Dentro do projeto a coleta seletiva contará com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas de baixa renda e  haverá geração de empregos diretos e indiretos com a instalação de novas indústrias recicladoras na cidade. 

Ele pretende desenvolver ações que envolvam responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis com a participação dos catadores, diminuição de gastos com remediação de áreas degradadas pelo mau acondicionamento do lixo (por exemplo, lixões clandestinos), melhoria das condições ambientais e de saúde pública do município,resgate social, entre outras.

Sobre a Vereadora Priscilla Pitta:
Na vida pública, Priscilla passou pela Secretaria de Fazenda, Serviços Públicos e, no ano de 2019, comandou por oito meses, a Subprefeitura de Olaria, um dos bairros mais populosos da cidade. Priscilla já concorreu em algumas eleições para vereadora e chegou a ficar como primeira suplente. Em 2020 f
oi eleita para assumir umas das cadeiras da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Pensar Eco está na torcida para que esta PLO seja aprovada pela Câmara Municipal de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. A  criação deste Programa de Coleta Seletiva significa inúmeros benefícios socioambientais para o local, pois todos saem ganhando quando atitudes sustentáveis são colocadas em pratica. 

Programas de coleta seletiva são exemplos perfeitos de sustentabilidade:  ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável, mas para ele ter sucesso a Educação ambiental é primordial , já que ela pode sensibilizar a todos participantes, destacando a sociedade (donas de casa, comerciantes, prestadores de serviço, escolas, etc) que farão a separação do material reciclável e destinarão ele para a coleta seletiva.
Que esta ação seja replicada em muitos municípios do Rio de Janeiro, e do Brasil  Boa sorte a todos envolvidos!

 Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...