Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

Meu novo artigo: Você faz parte de luta, arregace as mangas e mude suas atitudes!



Não penso que a saída para a humanidade seja o retrocesso, ou seja, voltar ao uso de costumes antigos, evitando as vantagens dos frutos tecnológicos, mas sim na junção de tecnologias mais limpas e eficientes com a conscientização planetária dos seres humanos.
Não adianta apenas querer mudar as taxas de emissão de gases estufa, enquanto às pessoas continuam tendo atitudes irracionais e impactantes em seu cotidiano. Não cabe somente aos governantes, industriais, empresários carregar a cruz de lutar pela qualidade ambiental, através da sustentabilidade, mas a cada cidadão, independente da idade, classe social, etnia, estudo.


  Não adianta se fingir de ambientalmente correto, e continuar desperdiçando água em seus banhos, torneiras; continuar a deixar seu lixo depositado na areia das praias, pelas ruas e calçadas, em todos locais, exceto nas lixeiras.


Segundo Samuel M. Branco, o ser humano está para os ecossistemas naturais como um parasita está para organismo são sobre o qual ele exerce sua ação parasitária. Duas coisas eu me pergunto diante dessa afirmação: todos os seres humanos se comportam como parasitas? Já que o planeta (o hospedeiro) é utilizado pelo homem sem dar um retorno positivo, ou seja: serve de fonte de alimento, sobrevivência para os seres humanos (os parasitas) que oferecem em troca: resíduos, impactos negativos? E a mudança de atitudes e de consciência não mudaria essa relação parasitária para uma relação harmônica? 


Realmente, diante de tantas catástrofes atuais, nota-se que não há tempo para reflexões, mas sim para ações concretas e eficientes de todos os atores sociais, incluindo você. 


Pense nisso!  Feliz 2010! 


  Érica Sena, 14/01/2010

3 comentários:

  1. É isso mesmo! Basta da gente ficar dizendo que é preciso fazer algo e não por as teorias em, prática!
    Separar lixo, economizar energia e água são atitudes simples e que precisam de fato entrar em nosso dia a dia!

    ResponderExcluir
  2. Continuamos a não querer ver a verdadeira fonte do problema: O número de parasitas.
    Enquanto não tivermos a consciência de que os actuais SETE BILIÕES de parasitas (Eu incluído) são a real causa para o estado deplorável do Planeta, não vale a pena pensar em mais nada. Aliás a situação vai-se agravar no futuro próximo pois as previsões do aumento da população parasitária é assustadora.
    Apenas com uma redução drástica do número de parasitas se consegue curar o Planeta. Afinal é assim que nós curamos as infestações!!! E após essa redução drástica, aí sim, devemos olhar, pensar e educar todos os animais humanos para o que é realmente ser ecológico. Até lá é quase garantido que a espécie não terá um futuro brilhante...
    Outra situação deveras curiosa é que em vários trabalhos de diferentes cientistas que tenho lido, apesar de referirem a questão demográfica, acabam por não a considerar a principal causa do problema, provavelmente porque seriam alvo de ferozes ataques por parte dos "puritanos".

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Érica.....faço a minha parte.procurando sempre fazer mais.....tento muito conscientizar as pessoas......contribuo para um mundo melhor !!!!bjcas

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...