Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vc conhece a ECÓLEO?

O óleo jogado no ralo ou na pia, além de impermeabilizar caixas de passagem e fossas sépticas, pode entupir o encanamento.

Não jogue o óleo usado em bueiros ou na pia da sua cozinha. Isto pode gerar mais problemas do que você imagina.

Ao ser transportado pelo esgoto, o óleo chega aos rios, lagos e etc.

Por ser mais leve, o óleo forma uma camada sobre a superfície da água impedindo a oxigenação. Isso pode causar até mesmo o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas.

Para que isso não aconteça, após usar o óleo, espere esfriar e despeje-o em um vasilhame bem fechado.

Leve o óleo ao posto de reciclagem mais próximo da sua residência. Lá você vai encontrar containers para reciclagem de vidro, metais, plásticos e papéis.

E também você verá uma bombona AZUL na qual estará escrito ÓLEO IMPRÓPRIO AO CONSUMO HUMANO. Despeje o seu óleo usado lá dentro.

Este óleo é levado para um local de tratamento. Depois de tratado ele serve para a produção de sabão, tintas e vernizes, graxa, biodiesel, etc.

A reciclagem gera trabalho e renda para comunidades, tirando toneladas de material do meio ambiente, preservando águas. 

                                             http://www.ecoleo.org.br/

   Os ECOPONTOS de coleta de óleo pode ser encontrado aqui: 
     http://www.ecoleo.org.br/eco_pontos.html
 Fonte: Ecóleo

5 comentários:

  1. Oi Érica. Onde moro (Indaiatuba/SP) tem uma campanha bacaníssima sobre reciclagem do óleo. Tem vários pontos de coleta na cidade, além de um caminhão que passa nos estabelecimentos que utilizam esse material e recolhem para levar á usina que beneficia e transforma em biocombustível que é usado para abastecer os veículos da companhia de água e esgoto. Eu também colaboro, jamais jogo no esgoto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Divulgando informações como essa, cada vez mais pessoas poderão fazer a sua parte. Eu faço a minha entregando o óleo para virar sabão e também, fazendo Tingimento natural de algodão, lã e seda. Se quiser conhecer, seja bem vinda no http://tingimentonatural.blogspot.comUm abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina, td bem?
    Mande o nome da ong que faz a reciclagem aí...Qto mais melhor!!
    abs,
    Érica Sena

    ResponderExcluir
  4. Olá Érica. Em indaiatuba/SP a produção do biodiesel foi implantado pelo Programa Biodiesel Urbano www.biodieselbr.com em parceria com a Prefeitura Municipal. Uma excelente idéia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ainda sobre a campanha de reciclagem. Em uma escola estadual da cidade, foi feito uma gincana, a turma que conseguisse maior número de litros de óleo usado, ganharia um passeio a um parque temático da região. Foi um sucesso, muitas crianças implorando para os pais não jogarem o óleo das frituras e a turma vencedora se divertiu muito. Achei muito legal! Abraços.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...