Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vc conhece o trabalho do Super Limão?


Conheci o trabalho deles lendo a Casa e Jardim de novembro e achei muito legal. Resolvi entrar em contato com eles e gentilmente me mandaram essa matéria.
Visitem o site deles e viagem na na apresentação.

Leia a matéria abaixo!


Superbacana ,superhist ,superquentão ,SuperLimão.
Que Limão é este? É Super ,não porque está acima ,mas porque está em cima de conceitos. E cada idéia ganha matéria ,materialidade ,na dança louca das matérias-primas. E matérias-primas são Super exploradas para nunca perderem sua primeiridade ,para nunca serem secundárias no Super trabalho do SuperLimão.
Isso é Super: algo Super simples quanto um limão e tão simples que deixa de ser um limão para ser um SuperLimão.


O SuperLimão Studio produz os mobiliários com processos únicos e por isso cada peça é única. Da mesma forma são feitos os projetos de arquitetura e interiores, levando a seus clientes qualidade e exclusividade.


Fundado em 2002, o principal objetivo do SuperLimão Studio sempre foi a busca por novas linguagens estéticas inspiradas no dia a dias das grandes metrópoles. É constante a procura pelo uso de materiais responsáveis, bem como o uso responsável de materiais industriais, reciclados e/ou recicláveis, que são transformados com novas formas e características.

Cada projeto ou peça se torna único pela proveniência destes materiais e técnicas, que são transformados em revestimentos e estruturas. É constante a pesquisa de novas soluções e aplicações para processos industriais existentes com o intuito de transformar matérias primas de objetos comuns em peças únicas com valor agregado.


O SuperLimão Studio faz arquitetura, peças exclusivas para design de interiores assim como possui uma relevante linha de mobiliário. O SuperLimão Studio desenvolve projetos para fins comerciais como restaurantes, casas noturnas, lojas, escritórios e, também, residências.

O SuperLimão Studio possui uma formação multidisciplinar onde seus quatro sócios, Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Sérgio Cabral e Thiago Rodrigues, buscam, constantemente, diversas formas de se olhar o mesmo ponto.

 



Materiais


Materiais são utilizados e processados de maneira diferenciada onde a transformação de matérias primas do dia a dia é sempre presente. Pára-choques automotivos são transformados em cadeiras, bandejas de geladeira em luminárias, conduítes de elétrica em cestos. Formas são revistas e o resultado é surpreendente.


Papelão






Nosso cotidiano é permeado pelo jogar fora. Matéria-prima torna-se um produto que adiante será dispensado de sua função. Perpetuar a utilidade do objeto é a busca do design hoje, respondendo à necessidade da sociedade de preservar suas riquezas naturais. Assim surge a utilização de materiais alternativos, incorporados ao processo produtivo de objetos com conceito e design. O papelão é um exemplo dessa postura. O SuperLimão aprimorou técnicas produtivas e incorporou novas tendencias estéticas dando ao papelão descartado no nosso dia-a-dia uma sobrevida e uma nova condição? Mobiliário. Textura, multifuncionalidade, originalidade estética e naturalidade são atributos dessa linha desenvolvida pelo SuperLimão


Bobina






O rufar dos tambores ecoa alto apesar de distante nos lixos das cidades. São bobinas dos mais variados tamanhos mas obedecendo à mesma circularidade, originadas apenas para comportar matéria e não sustentá-las. Tendo como base o papel, as bobinas oferecem um túnel de idéias para os mais diversos objetos. Resultado dessa fonte de inspiração e matéria-prima: o SuperLimão criou uma série de objetos que exploram a resistência das bobinas e sua forma privilegiada em composições quase tribais.






Plástico






O plástico define o nosso tempo: derivado de petróleo, combustível fundamental para o funcionamento do mundo enquanto máquina, o plástico é um termo genérico para uma série infindável de matérias primas. Ao mesmo tempo em que a sua diversidade é intangível e suas aplicações inesgotáveis, o seu uso sustentável é um desafio. Herdou do petróleo a parte mais perversa, o que transforma no lixo dos lixos. Encontrar formas de aumentar a vida do plástico é um desafio. Subverter sua lógica produtiva, criando valores estéticos para ele, é uma maneira de ampliar sua vida, através de objetos duráveis e de valor funcional e artístico. Nessa linha o SuperLimão procura entender a mecânica de produção do plástico, otimizando seus recursos técnicos em beneficio de produtos que são antítese de linha de produção em série, principalmente pelos resultados únicas da linha Borra.






Reutilização










Reciclagem é o último ato de uma peça que se inicia com a reutilização e, em seguida, transita pelo reaproveitamento até sua última hipótese. Como numa gincana diária, reutilizar um objeto estabelecendo novo princípio e função é o elemento lúdico do design de objetos, exercitando uma nova compreensão e redimensionando a produção industrial. O SuperLimão oferece algumas experiências, exatamente exercícios lúdicos, mas embasados em conhecimento e consciência ecológica e social. O resultado são produtos que abandonam a condição de candidatos a lixo para afirmar um status novo de funcionalidade.


Projetos






Os projetos de arquitetura e design do Superlimão encontram sua plenitude permitindo ao usuário desfrutar de elementos como textura, ergonomia, ludicidade e formas presentes em uma composição. Integrando os ambientes, são detalhes estéticos e estruturais que colaboram para a fluidez de áreas residenciais, sociais e comerciais, criando ambientes com características próprias e autencidade.











3 comentários:

  1. Que espetáculo!!!!!Parabéns !!!!A tds e a vc pela descoberta!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom isso, mostrar que o que é reutilizável ou reciclável é belo.

    ResponderExcluir
  3. Tb gostei muto do trabalho deles qdo vi.
    bjs
    Érica Sena

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...