Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pensar Eco fala sobre alimentação; nosso PF de todos os dias!

'Prato feito' dos brasileiros é balanceado, dizem médicos

Tema foi debatido no Programa Bem Estar do dia 21/02 pelo endocrinologista Alfredo Halpern.

A variação do "prato feito", o popular PF, que inclui arroz, feijão, frango grelhado e salada é considerada uma das mais saudáveis
Segundo o Ministério da Saúde, não é preciso ter muito dinheiro para se alimentar bem.

O ideal é consumir frutas, verduras, legumes e cereais integrais, e isso já existe no prato do brasileiro.

Martins explica que não se deve exagerar na carne, e ela não precisa estar presente em todas as refeições.
A natureza do país também incrementa os nossos hábitos. Cada quiosque no Rio de Janeiro vende, em média, 8 mil cocos por mês. A bebida é fundamental para a hidratação do corpo, principalmente no verão. Mas o coco não está sozinho: há uma infinidade de sucos naturais, de cores, sabores e texturas diferentes. Eles são ricos em vitaminas e minerais, como potássio, cálcio, ferro e fósforo. Cupuaçu, abacaxi com hortelã, acerola, manga e fruta do conde são alguns exemplos bem nacionais.Os estrangeiros valorizam esse privilégio. O alemão Marco Binske revela que gosta das praias, dos sucos e das mulheres daqui. Para uma turista francesa, as frutas são “divinas”, muitas até então desconhecidas por ela.
Hábitos saudáveis (Foto: Arte/G1)



 Guia do Ministério da Saúde

O Guia de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, elaborado em 2006, orienta que as pessoas comam até seis porções por dia de carboidratos, como pães, arroz, massas, batata e mandioca. As farinhas de trigo e milho, enriquecidas no Brasil com ferro e ácido fólico, protegem contra anemia e malformações em bebês.Também são indicadas três porções de frutas, três de verduras e três de legumes por dia para garantir nutrientes e fibras, que ajudam na digestão e no combate do colesterol ruim. Além de vitaminas e minerais, as verduras e legumes têm componentes importantes contra o câncer e doenças cardíacas.

Já os frutos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste – como buriti, dendê e pequi – são bons contra a deficiência de vitamina A, que é endêmica nesses lugares e pode causar problemas de visão e doenças oportunistas.

O Ministério sugere, ainda, o consumo de feijão com arroz: uma parte do primeiro para duas do segundo. O feijão tem carboidratos e é rico em fibras, vitamina B, ferro e cálcio. Já a feijoada, com a inclusão de embutidos como linguiça e joelho de porco, torna o prato pouco saudável.

Também são fonte de ferro vísceras e miúdos, como fígado de boi e coração de galinha, que devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana. A ingestão de suco de laranja e limão como tempero de salada aumenta a absorção de ferro e de outros minerais pelo organismo. Adicionar um pedaço de carne à refeição tem a mesma finalidade, além de ser fonte de proteínas.

Além disso, o guia recomenda o consumo de frango e peixes, por terem baixo teor de gordura. O leite e derivados têm alta concentração de vitaminas e são a principal fonte de cálcio da alimentação, necessária à formação e à manutenção dos ossos. Crianças, adolescentes, jovens e grávidas devem comê-los em maior quantidade.

Para beber, água tratada ou filtrada e sucos naturais sem adição de açúcar são ideais. A quantidade suficiente varia de seis a oito copos por dia.

Atividade física deve ser feita diariamente, por 30 minutos. O Ministério indica caminhadas, pedaladas, dança e esportes como futebol. Ir a pé para o trabalho, subir escadas, fazer faxina, lavar o carro e praticar jardinagem também ajudam a gastar energia. Para as crianças, é saudável brincar na rua, de pega-pega, esconde-esconde, pula-corda, correr e jogar amarelinha.

Entre no link do Programa Bem Estar e assista a matéria feita por eles

Fonte: G1-Bem estar, 21/2

Um comentário:

  1. Olá Érica,
    não existe toda a verdade sobre este guia do ministério da saúde.
    Uns exemplos:
    -o consumo de frango, de certeza que não é bom para a saúde. Além dos animais comerem Transgénicos, também levam com uma quantidade enorme de antibióticos, para conseguirem viver num ambiente tão anti natural como o que eles vivem, para não falar com certeza do que eles devem acumular no corpo, como resultado da vida stressante que vivem nos poucos mese que duram a sua curta vida.
    -leite, explicação muito rápida (há muito mais, mas dava quase 1 livro), como é que se explica que as sociedades mais desenvolvidas, que são as que consomem imenso leite e derivados, desenvolve osteoporose a nível quase pandémico, enquanto que nos países pobres (em que o povo passa fome) isso não acontece?

    São uns pequenos exemplos, para fazer as pessoas pensarem e pesquisarem sobre alguns mitos (mentiras) que nos incutem.
    Hoje em dia, é preciso ser mais crítico e tentar perceber se é verdade o que se anda a apregoar.
    O lucro e a ganância estarão em 1º lugar, antes mesmo da saúde.

    Me desculpe, é um alerta de alguém que já fez demasiadas pesquisas sobre o tema da alimentação.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...