Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 1 de maio de 2011

Reutilização dos filtros de papel de cafe

As irmãs Mara Luiza Paulon e Vera Lúcia Caruso costumam fazer café de duas a três vezes por dia. Há 11 anos, tiveram a ideia de transformar o hábito em algo sustentável. Em vez de descartar os filtros de papel, decidiram usá-los como matéria-prima para fazer objetos de decoração.


“Começamos a reaproveitar os filtros para fazer caixinhas, revestir móveis, abajures, etc”, conta Mara. Donas de uma barraca na feira realizada aos sábados na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, as irmãs vivem da renda obtida com os produtos artesanais.

A seguir elas ensinam a fazer um abajur com coadores usados.


1) Filtros e jornais

Além de revestir móveis e objetos de decoração com filtros de café usado, as irmãs Mara e Vera usam jornais velhos como estrutura para alguns produtos.

 Para um abajur, pode-se tanto revestir um já existente de acetato, por exemplo, como fazer seu corpo com jornal. Usando cola branca e pincel, cole cerca de 80 folhas de jornal uma em cima da outra. Após a secagem, obtém-se uma placa rígida, na qual você recorta as formas desejadas (por exemplo: quatro quadrados que, colados nas extremidades, formam um cubo). É importante que, a cada colagem, as folhas sejam alisadas diversas vezes com as mãos, para evitar a formação de bolhas de ar entre as camadas.


2) Coleta e lavagem









Fotos: Gustavo Bonfiglioli/AE

Para conseguir matéria-prima, as irmãs contam com a ajuda dos vizinhos, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Já encheram três caixas de televisão de 40 polegadas com filtros usados e jornais doados. Para o início do trabalho, os filtros devem ser lavados com água, secados ao sol ou no forno. A cor final depende da lavagem: para o produto ficar mais escuro, lave menos.


3) Colagem












Depois da secagem dos coadores, abra-os com uma tesoura. Cole os filtros um a um na superfície que deseja revestir, usando cola branca e pincel, até cobri-la por completo. Depois, corte os excessos. Alise cada um deles para evitar bolhas e rebarbas.


4) Por dentro e por fora

Além de colar uma camada de filtros na parte externa do abajur, é importante que você faça o revestimento da parte interna, de preferência com filtros claros (lavados por mais tempo). Dessa forma, você mantém o cuidado do acabamento. Vera e Mara revestem até os pés do abajur.


5) Impermeável

























A parte final do processo consiste em impermeabilizar o material, por meio de uma demão de verniz à base de água para artesanato. Aplique o verniz após a secagem da cola usada para fixar os filtros e ponha o abajur de novo para secar. Por último, fixe os soquetes para as lâmpadas, que podem ser comprados em lojas de produtos elétricos.


6) Valor estético





Além do benefício ambiental da reciclagem, a utilização de coadores de café descartáveis para revestir mobílias e acessórios é interessante para quem gosta de produtos com cara de antigos. Espelhinhos de interruptores, caixas, porta-retratos, abajures, álbuns de fotografia e porta-lápis são alguns dos produtos mais pedidos pelos clientes de Mara e Vera.


As irmãs também exploram outros tipos de estampa. Em uma caixinha encomendada recentemente, recortaram vários quadradinhos dos filtros de café e deixaram a tampa da caixa quadriculada, como um tabuleiro de xadrez.

Fonte: Estadão.com

Que tal??? Gostaram??? De repente sirva de incentivo para vc começar a fazer e descolar um dinheirinho extra.
  Érica Sena

6 comentários:

  1. Muito legal,vou começar a usar novamente filtro de papel,e começar a usar essa idéia.MUITO BOA>

    ResponderExcluir
  2. Maria Susana Lopes Rheinschmitt3 de maio de 2011 às 07:06

    Adoro essas coisas, pois eu, também, faço. Até mesinha para telefone eu tenho, jarros, vasos, várias coisas. tenho tartarugas de diversos tamanhos, peixes, cavalo-marinho, quadros de parede, etc. Gostaria de enviar fotos para vocês.
    Maria Susana Lopes Rheinschmitt

    ResponderExcluir
  3. Amei seus trabalhos, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot.com
    Boa semana, bjus.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber, qual o valor que eu poça vender meus abajures e mobilias ( tipo mesa, armários,cadeiras etc.)

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...