Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Selo SUSTENTAX está presente na construção do Pão de Açúcar da V. Clementino





Produtos Sustentáveis com o Selo SustentaX são usados
em construção de loja Pão de Açúcar da Vila Clementino
 
 
Adesivo, metais sanitários, mobiliário e pisos com o Selo SustentaX colaboraram na obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), recém conquistada pela loja
 
 
A loja do Pão de Açúcar da Vila Clementino é a primeira unidade, na cidade de São Paulo, a receber certificação de sustentabilidade ambiental pelo critério LEED emitido pelo U.S.  

Green Building Council, que reconhece empreendimentos que seguem rigorosos critérios no seu processo construtivo, contribuindo para a economia de água, energia, qualidade de vida e saúde dos ocupantes, trazendo, entre outros benefícios, maior produtividade e conforto.
 
Para esta certificação, os materiais utilizados em obra têm grande impacto. Para tanto, devem ter preferência aqueles produzidos regionalmente, com conteúdo reciclado, baixa toxidade, dentre outros quesitos. 

No caso da loja Pão de Açúcar Vila Clementino, os produtos usados foram:

Adesivo com baixa toxidade: adesivo plástico para Tubos e Conexões de PVC da Amanco, produto de baixa toxidade e produzido regionalmente (raio de 800km);
 
Metais sanitários eficientes: torneira Decamatic Eco Mesa e válvula para Mictório Decamatic Eco Horizontal que contribuem para a redução do consumo de água;
 
Mobiliário Sustentável: cadeira WE da Giroflex que possui 20% de conteúdo reciclado e foi produzido regionalmente (raio de 800km);
 
Pisos sustentáveis: Piso Vinílico Paviflex da Tarkett Fademac com conteúdo reciclado e Piso Laminado Durafloor que é produto com madeira certificada(FSC) e rapidamente renovável.

De acordo com Paola Figueiredo, Vice Presidente Executiva do Grupo SustentaX, os  produtos com o Selo SustentaX, em geral, atendem também aos principais requisitos para comercialização de “produtos verdes” nos mercados internacionais. Em 2010, vinte e dois países já recebiam  produtos com o Selo SustentaX.
 
Para facilitar o reconhecimento de produtos para uso em construções sustentáveis, os especificadores e compradores podem consultar gratuitamente a lista de produtos sustentáveis com o Selo SustentaX no  site www.SeloSustentaX.com.br. Para cada produto, há um folheto para com dados específicos para certificações ambientais, como LEED, AQUA, Procel Edifica, Selo Casa Azul. Há também indicações para compras governamentais sustentáveis e normas de desempenho envolvendo durabilidade e manutenibilidade (NBR 15575:2008 e NBR 14037:1998).

Para um produto conquistar o Selo SustentaX, o fabricante deve comprovar a existência dos atributos essenciais de sustentabilidade,  aqueles que não podem faltar em um produto para que ele possa ser rotulado, minimamente, como sustentável, que são salubridade (não pode fazer mal a quem fabrica nem a quem instala ou utiliza), qualidade (funcional e ambiental) e a responsabilidade socioambiental e de comunicação com o consumidor do fabricante.

Após esta primeira etapa, se a empresa comprovou todos os atributos essenciais do produto, são analisados os complementares de sustentabilidade, referentes a como o produto foi concebido (sustentabilidade do design), fabricado (sustentabilidade na fabricação) e comercializado (sustentabilidade na comercialização). Nesta fase são analisados: utilização de conteúdo reciclado, biodegrabilidade, regionalidade dos materiais, desmaterialização, contribuição para a economia de água, eficiência energética, entre muitos outros aspectos. Quanto mais atributos complementares tiver, mais sustentável o produto será. O processo para rotulagem leva em torno de seis meses.
 
Mais informações:
 
Produtos Sustentáveis
http://www.selosustentax.com.br/Produtos/home.php
 
Perguntas Frequentes sobre o Selo SustentaX
 
 
Janaína S. e Silva
Assessora de Relações Institucionais
Grupo SustentaX - www.GrupoSustentaX.com.br
janaina.silva@sustentax.com.br
 
Conheça mais sobre essa loja:

Um comentário:

  1. É muito bacana ver que estamos num processo irreversivel, mesmo que lento, de mudanças em busca de um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...