Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pensar Eco e AloPiri apresentam os problemas de Pirituba para CBN





http://www.pirituba.net




A Rádio CBN, por intermédio do Movimento Nossa São Paulo, me procurou para que eu falasse sobre os problemas do meu bairro, Pirituba.


Hoje, dia 04 de maio, eu me encontrei com a repórter da CBN, Maria Eugenia, para que eu a levasse nos pontos críticos, dando a oportunidade dela entrar em contato com os problemas e se possível com as pessoas de cada local. Ficamos das 10h as 13:30h  percorrendo vários pontos, e não vimos tudo.


Para que essa matéria fosse mais rica convidei Edmilson Macedo, criador do AloPiri, psicólogo e ambientalista da região, que há anos está engajado nas lutas socioambientais de Pirituba e Jaraguá, e atualmente recém- ingresso no CADES-PJ. 


Visitamos vários pontos críticos do bairro, como:


  • O equipamento público, onde deve ser implantada a Casa de Cultura de Pirituba, ao lado da Biblioteca Brito Broca. Ele se encontra trancado e se deteriorando com o tempo, enquanto isso não temos nenhum espaço destinado a cultura. Absurdo não acham?

Edimilson e Maria Eugenia
  • Espaço 951 da Av. Mutinga: um espaço onde acontecia descarte ilegal de entulho e lixo, mas a partir da luta da sociedade virou um espaço para eventos, e esperamos em breve, que vire o Parque Municipal de Pirituba.

  • A comunidade SPAMA: formada por cerca de 400 moradias (barracos) que vivem sem saneamento básico. Preocupados com a péssima qualidade de vida dessas famílias a ONG AMORA  tem desenvolvido projetos socioambientais. O Teatro Silva também está trabalhando com essa comunidade, e em breve terão a sua sede neste local. Uma curiosidade que encontrei foi o espaço feito por eles, onde depositam os materiais recicláveis, fonte de renda da comunidade. Muito melhor do que muitos condomínios por aí.
Adorei estes PEVs

  • O Cemitério de Pirituba: embargado pela ação da sociedade, por ter sido construído em áreas de nascente, e de terem devastado uma área grande de remanescente de Mata Atlântica da região. A obra está pronta esperando a Justiça decidir o seu futuro.

Cemitério: caminhada do dia do meio ambiente

  • Estação da CPTM Pirituba: é uma estação que precisa ser modernizada e ter acessibilidade para locomoção de pessoas com necessidades especiais. Atualmente para se chegar nela tem que passar por uma escadaria, impossibilitando o acesso de muitas pessoas. O transporte ferroviário, é um meio de transporte muito usado, mas é precário e merece uma reforma urgente.

  • Falando em transporte público a região é servida de várias linhas de ônibus e um terminal, mas a quantidade em cada uma delas é insuficiente para o número de usuários. 

  • Visitamos  a Comunidade da Saloá- Monte Alegre: local que sofre com o descaso público, principalmente no que se refere ao Córrego Ribeirão Vermelho, que com as chuvas ele transborda e invade as casas que ficam ao lado e sobre ele. Esse córrego está  contaminado, sendo local de depósito de lixo e de proliferação de vetores de doenças.
      


  • Entre outros problemas. Mas não pense que existem apenas pontos negativos, existem muitas coisas boas: ar e água de qualidade, áreas verdes, o Pico do Jaraguá, fácil acesso as principais rodovias, o terminal de ônibus de Pirituba, o Hospital psiquiátrico Pinel, a ETEC Pirituba, Teatro Silva, AloPiri, Pirituba Net, a Cooperativa de Reciclagem Crescer, e muitos moradores unidos em prol da melhoria da região.

Pirituba, vista por nosso Prefeito e Governador como a " Bola da vez", vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. Grandes empreendimentos ( EXPO SP, Shoppings, etc) começam a aparecer por aqui, enriquecendo e ao mesmo tempo impactando a região, principalmente na área ambiental.Nossa região ainda abriga remanescentes de Mata Atlântica, e nós queremos conservar essas áreas, por isso estamos de olho para ver ser o desenvolvimento da região não irá passar por cima dos nossos recursos naturais e da qualidade de vida dos moradores.


Agradecimentos


Agradeço ao Movimento Nossa São Paulo por ter me indicado e a equipe da CBN, principalmente a Maria Eugenia por ter me dado essa chance de participar desta reportagem, e mais importante, me inteirar ainda mais com os problemas da região que gosto tanto.
Por mais que sejam inúmeros os problemas acredito que a união de todos proporcionará um  desenvolvimento mais voltado a SUSTENTABILIDADE do bairro, visando a conservação dos nossos recursos naturais para as próximas gerações, assim como, a qualidade de vida dos moradores de todas as classe sociais existentes aqui, já que temos bairros de classe muito alta, assim como  temos bairros sem infraestrutura nenhuma.


Agradeço a presença do meu amigo Edmilson que nos deu uma aula sobre o bairro, identificando a maioria dos pontos problemáticos.


Realmente foi uma manha enriquecedora, onde me senti muito mais cidadã ao conhecer a realidade de várias pessoas do bairro, que mesmo com problemas se mostraram simpáticas e disponíveis a conversa.

A matéria com entrevistas com moradores, comigo e com Edmilson irá ao ar na terça ou quinta no intervalo que vai das 08 as 11 horas na Rádio CBN - 90,5. 
http://cbn.globoradio.globo.com/cbn-sp/CBN-SP.htm


Veja também essa matéria sobre as áreas verdes de Pirituba
http://pensareco.blogspot.com.br/2011/06/caminhada-em-defesa-das-areas-verdes-de.html



Fotos: Érica Sena


Até la!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...