Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 19 de agosto de 2012

Vc conhece o Plano SP2040?

<---conteúdo da sua postagem--->
http://sp2040.net.br/


SP2040 — A Cidade que Queremos

O SP2040 é um plano de longo prazo que pretende orientar uma ampla transformação da cidade nas próximas décadas, apontando para formas de organização social, econômica, urbana e ambiental que assegurem o uso inteligente dos seus recursos e promovam melhores condições de vida para a população. 
Grandes metrópoles do mundo vêm utilizando esse tipo de plano para integrar as decisões tomadas diariamente na gestão da cidade. São Paulo começa agora a sua jornada, fazendo a pergunta vital a todos que aqui vivem, trabalham, estudam ou estão a passeio: “Qual é a cidade que queremos”?
O Plano SP2040 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e tem o apoio de uma equipe técnica de especialistas por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 
Seu objetivo é construir uma Visão Estratégica de longo prazo para o município de São Paulo, com análises e proposições focando um horizonte temporal para o ano de 2040 e terá objetivos intermediários para 2025.
Com isso, o Plano oferecerá uma referência para o poder público, cidadãos, empresas e organizações trabalharem juntos para transformar a cidade nas próximas décadas. É um plano para integrar políticas públicas, reforçar sinergias entre planos setoriais, atrair investimentos, para promover parcerias, enfim envolver todos, trabalhando na mesma direção e, assim, transformar a cidade nas próximas décadas.
O seu objetivo é orientar uma ampla transformação da cidade, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que se reflitam em melhores condições de vida para a população da Cidade. Procura, ainda, indicar caminhos para São Paulo reforçar a sua presença no contexto das grandes cidades mundiais, através do aprofundamento das funções de articulação entre a economia a brasileira e a economia internacional.
Para tanto, o Plano oferece um referencial geral a partir do estabelecimento de uma Visão do Futuro Desejado para a cidade, ao mesmo tempo em que contribui para integrar, articular e reforçar as sinergias existentes entre as decisões setoriais e os diversos instrumentos de planejamento: Planos Diretores, Planos Plurianuais, Orçamentos e diferentes Planos Setoriais. Constitui-se, assim, em um instrumento precioso para criar consensos e definir diretrizes que perpassem governos e que sejam compartilhados com a sociedade.
O Plano segue dois princípios:
  1. É Estratégico, pois prioriza e privilegia as grandes diretrizes consensuais, objetivos abrangentes e projetos que possuem efeitos irradiadores sobre os diversos setores e que servem como catalisadores do desenvolvimento da cidade; e
  2. É Territorial, pois privilegia o espaço de vida dos cidadãos, como expressão que articula as diferentes dimensões das políticas públicas, sejam elas sociais, econômicas, ambientais, culturais etc.
E conta com 5 Eixos Estratégicos, cada um abrangendo um leque diferente de questões essenciais para o desenvolvimento da cidade. Os Eixos são:
Na Visão de Futuro, construída em conjunto com a Sociedade e tendo as análises do seleto time de especialistas como parâmetro, São Paulo logra alcançar um modelo de crescimento que conjuga crescimento econômico, com:
(i) redução das desigualdades sociais, territoriais e de oportunidade;
 (ii) inclusão social; 
 (iii) sustentabilidade ambiental.
São Paulo consolida-se como centro global de negócios e inovação, sendo capaz de atrair e reter investimentos, atividades econômicas e mão de obra qualificada. Orienta sua economia para ativadas de baixo carbono e intensivas em conhecimento, criatividade, tecnologia e inovação, como energia alternativa, ciências da vida e saúde humana, finanças, negócios em geral e turismo médico, de negócios e cultural. E mantém-se como polo comercial e logístico regional, com investimentos na infraestrutura globalmente competitiva.
Fonte: SP2040

Comentários de Pensar Eco: 
O Plano é muito legal! Mas vamos aguardar que seja praticado efetivamente. O que vcs acharam?
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...